Inauguração do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal reuniu familiares de Antônio Pondé, vereadores e profissionais de comunicação

A inauguração do comitê de imprensa da Câmara Municipal, na noite da última terça-feira (21), reuniu profissionais de diversos veículos de comunicação de Alagoinhas, familiares e contemporâneos do homenageado: o radialista e jornalista Antônio Arnaldo de Oliveira Pondé.

Na abertura do evento, o vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, falou sobre a importância do trabalho da imprensa e de seu respeito às opiniões de radialistas e jornalistas que atuam em Alagoinhas.

O parlamentar agradeceu a presença da família do homenageado e a participação de profissionais de diversos veículos – emissoras de rádio, sites e jornais –  na inauguração do comitê e ressaltou que a denominação do comitê respeitou o projeto de resolução 0005/1999, de autoria do vereador Pedro Marcelino. “O trabalho que estamos fazendo não seria possível sem o apoio das vereadoras e dos vereadores”,  argumentou o presidente.

O vereador Djalma Santos e a vereadora Jaldice Nunes falaram sobre a importância da comunicação e elogiaram a administração do presidente Cleto da Banana.

Nancy Pondé, nascida em Alagoinhas, falou sobre a trajetória de Antônio Pondé no Banco do Brasil e em veículos de comunicação de Alagoinhas e Salvador. Emocionada, a viúva agradeceu o vereador Pedro Marcelino, que propôs a denominação do comitê de imprensa, e fez alusão ao acolhimento do presidente Cleto da Banana e das vereadoras e dos vereadores da atual legislatura.

Profissionais de imprensa falaram sobre a importância do evento e ressaltaram que atual gestão da Câmara Municipal tem respeitado o trabalho dos comunicadores de Alagoinhas.

Texto de Belmiro Deusdete sobre Antônio Pondé

Antônio Arnaldo de Oliveira Pondé chegou em Alagoinhas em 21 de setembro de 1964 e retornou a Salvador em fevereiro de 1971, destacando-se como disc jockey e narrador esportivo, na Rádio Emissora de Alagoinhas (ZYN 26) e na Organização de Publicidade Ltda. (Organpúblic), empresa composta do Serviço de Alto Falantes A Voz da Liberdade e do Serviço de Alto Falantes de Alagoinhas.

Seu programa “A  Juventude e o Sucesso” lhe rendeu troféus nos anos de 1965 e 1966, na rádio e na Organpúblic.

Nos meios de comunicação, fundou a Cometa Promoções e Publicidade, em agosto de 1965, juntamente com José Adervan, Paulo Sande e Edvalson Lima,  publicando dois números do Jornal Tribuna de Alagoinhas, embrião da Revistinha Cometa que circulou até abril de 1967, com participação de Belmiro Deusdete, Aristóteles Freitas Costa, Humberto Campos, Carlos Navarro, Taciano Cordeiro, José Neves, Heraldo Aragão, Geraldo de Arapa, Frei Flávio de Capadrosso, Antônio Ornelas, José Palmeira e Luiz Gonzaga de Oliveira Brito, dentre outros.

Em julho de 1968 concorreu com duas músicas, em parceria com Josenildo Oliveira, no Festival Nacional da Música Popular Brasileira, promovido pela Rede Excelsior de Televisão, na Guanabara.

Foi professor de Inglês na Escola Técnica Comercial de Alagoinhas.

Foi membro do Lions Club de Alagoinhas.

Foi promotor da I Festa Miss Inverno, em 1965, e  do I Festival da Música Popular de Alagoinhas em agosto de 1968.

Foi um dos fundadores da Liga de Futebol de Mesa de Alagoinhas (LIFMA), atual Associação de Futebol de Mesa de Alagoinhas (AFMA), em 06 de setembro de 1965.

Fundou o 2001 – O Pequeno Grande Jornal -,  juntamente com Getúlio Cândido, com o primeiro número circulando em 29 de janeiro de 1970,  com mil exemplares.

Foi integrante da Loja Maçônica Caridade e Sigilo, a partir de 22 de agosto de 1970.

Foi incentivador e sócio fundador do Alagoinhas Atlético Clube, em 02 de abril de 1970, e também da construção do Estádio Antônio Carneiro, inaugurado em 24 de janeiro de 1971.

Antônio Pondé ingressou no rádio em  Salvador, em 1960, como narrador esportivo da Rádio Cultura da Bahia, juntamente com Pitágoras Santos,  a convite de Carlos Lima.

Depois da sua passagem por Alagoinhas, foi para a Rádio Sociedade da Bahia, em 25 de abril de 1971, trabalhando ao lado de Djalma Costa Lino, Fernando José, Edson Almeida, Juarez de Oliveira, Martinho Lélis de Santana, Carlos Batalha, Armando Oliveira, Paulo Souto, França Teixeira, Alvaro Martins, Eurico Tavares, Baimonilson Lisboa, Cristóvão Rodrigues, Wilson Lago, Ney Costa, Júlio César Santana, Renato Lavigne, José Badaró, Toninho Chaves e  Marco Aurélio, narrador esportivo que iniciou carreira na Rádio Emissora de Alagoinhas.

Antes de  encerrar sua carreira, no final dos anos oitenta, trabalhou na Rádio Clube ao lado de Genildo Lawinscky, Júlio César de Santana, Silvio Mendes, Wilson Lago, Zé Bim e Juarez de Oliveira, dentre outros.

Antônio Pondé casou-se em 16 de dezembro de 1967 com Nancy Vieira de Meirelles, natural de Alagoinhas,  e foi pai de Orlando Meirelles Pondé (28 de junho de 1969) e Maurício Meirelles Pondé (28 de maio de 1971), naturais de Salvador.

Foi funcionário do Banco do Brasil no período de 21 de setembro de 1964 a 09 de novembro de 1990, trabalhando nas cidades de Alagoinhas e Salvador, onde aposentou-se,

Nasceu em 06 de julho de 1943, em Nazaré (BA), e faleceu em 21 de agosto de 1998,  vitimado por um câncer que lhe retirou a laringe e as cordas vocais.

O Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Alagoinhas foi criado pelo Projeto de Resolução nº 0005/99, de 26.08.1999, de autoria do vereador Pedro Marcelino, e instalado em Sessão Solene realizada em 20 de abril de 2000, com presenças da viúva, da mãe e dos dois filhos de Antônio Pondé.

O acervo do seu trabalho em rádio e jornal está preservado no Memorial Legislativo da Câmara Municipal de Alagoinhas, doado e entregue pessoalmente por Nancy Pondé, recebido pelo presidente Cleto da Banana e assessores da Comunicação,  em 14 de junho de 2023.

Foto 1: Profissionais de imprensa, familiares e amigos de Antônio Pondé, vereadoras e vereadores

Foto 2: Vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal 

Foto 3: Familiares de Antônio Pondé. D. Nancy no centro (de vestido vermelho)

Foto 4: Antônio Pondé (atuando na década de 1960). Imagem pertencente ao acervo da Câmara Municipal 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal (com Belmiro Deusdete) – Fotos: Jhô Paz

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo