Hospital Dantas Bião não tem neurocirurgião

HOSPITAL DANTAS BIÃO

O Monte Tabor Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, responsável pela gestão do Hospital Dantas Bião, não possui em seu quadro, no município de Alagoinhas, um   neurocirugião, embora contratualmente esteja obrigado a disponibilizar este tipo de profissional. O hospital tem 11 UTIs, mas carece de médicos especializados.

Por conta disso, pacientes com problemas de AVC estão enfrentando uma série de complicações porque não contam com atendimento adequado no hospital. Este é o caso de Masliton Antônio Brandão França ( mais conhecido como Lagartixa), que deu entrada na unidade hospitalar no domingo de madrugada, com um quadro indicativo de AVC. A tomografia foi realizada, mas não pôde ser avaliada por um especialista na área (neurologista/neurocirurgião) e sim por médicos clínicos, que presumivelmente, não estão preparados para diagnósticos desta natureza.

O paciente continua internado em Alagoinhas esperando que a Regulação da Secretaria de Saúde do Estado faça a sua transferência para o Hospital Roberto Santos, considerado referência nesta área, Hospital Geral do Estado (HGE), ou mesmo para o São Rafael, que pertence à organização Monte Tabor.

A família afirma que a falta de atendimento adequado no Hospital Dantas Bião e a demora em transferir o paciente para Salvador podem complicar seu estado de saúde, levando-0, inclusive, à morte por falta de atendimento adequado.

Maurílio Fontes

Editor do Alagoinhas Hoje

Exclusiva

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje