Gestantes experimentam tarde de meditação no CRAS da Praça do CEU

Algumas mães de primeira viagem esperam ansiosas pela chegada dos bebês, mas até as mães experientes também se agitam durante o período gestacional, principalmente na reta final. Para trazer equilíbrio e tranquilidade para este momento tão significativo para as mulheres é que a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) promoveu uma tarde de meditação para gestantes assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em parceria com a Coordenação de Políticas Para Mulheres.

Para conduzir a atividade a prefeitura convidou Nanda Vieira, professora de yoga para adultos e crianças e  praticante de meditação desde 2011. Nanda faz rodas de meditação com adultos e crianças, além de cursos para quem deseja adotar a prática. “Na verdade a meditação é um encontro com o equilíbrio do corpo, nós quando não gestantes já temos nossas emoções, inquietudes e na gravidez tudo tende a se potencializar, contando com a ajuda dos hormônios também. Portanto, a meditação é considerada uma ferramenta aliada para o controle das emoções e do corpo”, conta Nanda Vieira.

Ainda de acordo com a facilitadora, a meditação pode contribuir diretamente para a saúde do bebê também como, por exemplo, melhor formação do sistema nervoso, visto que a criança sente tudo o que a mãe sente. Além disso, segundo Nanda Vieira há possibilidade de redução de risco de autismo e de depressão durante ou pós parto.

Uma das mães que participaram do momento de meditação avaliou a iniciativa da prefeitura como positiva para o desenvolvimento e cuidado com a gestação, “eu estou bastante ansiosa, estou no oitavo mês de gravidez. Acho que essa meditação vai me acalmar mais porque eu preciso de mais equilíbrio para encarar essa reta final. Aqui no CRAS eu me sinto muito bem e amparada pelas médicas, psicólogas e assistentes sociais e agora ainda temos essa oportunidade. Fico feliz por ter esse cuidado na minha gravidez”, diz Ana Paula que é assistida pelo CRAS da Praça do CEU.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo