Fábrica do Grupo Schincariol, hoje Brasil Kirin, completa 16 anos em Alagoinhas – Maurílio Fontes

FOTO SCHIN 1

Ao escrever estas linhas, reconheço – não há outra forma de lidar com ele – que o tempo passou e a cidade mudou bastante (não necessariamente para melhor) e hoje vive um raro momento de industrialização, que não é a pedra filosofal e a resolução de todos os problemas.

A industrialização representa apenas um aspecto, sem dúvida relevante, para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. Mas não tem o condão de suprir todas as demandas da população.

FOTO SCHIN 2

Ontem, 26 de Novembro, a fábrica do antigo Grupo Schincariol, hoje Brasil Kirin, completou 16 anos de inauguração e de convivência com a comunidade alagoinhense.

Estive no evento que marcou o início oficial das operações da unidade, a segunda do grupo. A primeira está situada em Itu, interior de São Paulo.

A visão empreendedora de José Nelson Schincariol permitiu que a cidade, muito em função da qualidade de sua água, fosse contemplada com a instalação da fábrica.

Para ele,com quem conversei em sua primeira vinda ao gabinete do prefeito Murilo Coelho Cavalcantifábrica de Alagoinhas seria porta de entrada no Nordeste: hoje Grupo Brasil Kirin é líder de mercado na região, alcançado em algumas localidades mais de 60% de market share.

FOTO SCHIN 3

A Associação dos Distribuidores Brasil do Norte e Nordeste (ADISNOR), criada em 1997 com o nome de Associação dos Distribuidores da Bahia e Sergipe (ADISBASE), é modelo dentre as associações regionais e tem sede em Alagoinhas.

O ano de 1996, após a anúncio da definição de Alagoinhas como futura sede da segunda unidade da companhia, foi de muita expectativa de um novo momento econômico da cidade.

FOTO SCHIN 4

 

Grandes expectativas também existiram até a inauguração da fábrica, que gerou empregos e futuras perspectivas de maior arrecadação do erário, depois de ultrapassado prazo das isenções fiscais.

Nas fotos publicadas junto com este texto vemos o prefeito Murilo Cavalcanti, o empresário José Nelson Schincariol, secretários do governo municipal, o empresário Barreto Góes, que naquela época atuava no segmento gráfico e hoje é um dos maiores distribuidores do Grupo Brasil Kirin no Nordeste, além de presidir a Federação Brasileira das Associações dos Distribuidores Brasil Kirin, o radialista Ednei Santiago e o editor do Alagoinhas Hoje, que em 1996 editava o jornal Folha do Interior.

FOTO SCHIN 5

 

Quem participou desta história tem que reconhecer a importância da fábrica para Alagoinhas.  Dezesseis anos passaram rapidamente.

FOTO SCHIN 6

Mas ficaram as lições e o exemplo de um homem do porte de José Nelson Schincariol.

Foto 1: Murilo Coelho Cavalcanti e José Nelson Schincariol. 

Foto 2: Murilo, José Nelson Schincariol, filho de JN, Antônio Edson, Francisco Miranda, diretor da Schincariol.

Foto 3: Entrevista de José Nelson Schincariol a Ednei Santiago e Maurílio Fontes.

Foto 4: Murilo e José Nelson Schincariol.

Foto 5: Barreto Góes, Murilo, JN, diretor da Schincariol,  filho de JN e operário da perfuratriz da CERB.

Foto 6: Visita da comitiva e a perfuratriz.

Fotos: Arquivo Maurílio Fontes

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje