Estudantes de Feira de Santana abordam evolução tecnológica em desfile cultural

Estudantes do Colégio Estadual Menino Jesus de Praga, em Feira de Santana, a 108 Km de Salvador, no Centro Norte do Estado, realizaram, nesta sexta-feira (29), o II Desfile Cultural “A Tecnologia em foco”. Com apresentações artísticas, culturais e teatrais, eles levaram para as ruas do bairro Sobradinho suas criações, com o objetivo de mostrar um pouco da evolução tecnológica do século XVIII até os dias atuais e utilizaram como exemplos, os brinquedos, o automóvel e as comunicações. Até uma réplica de um foguete foi feita para mostrar a evolução espacial.

A caminhada cultural é a culminância da Feira de Ciências da unidade escolar, realizada no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Todo material produzido é fruto da pesquisa que eles fizeram em sala de aula e extraclasse. Depois que começamos a trabalhar com o lúdico, buscando o conhecimento através da leitura, das artes, da capacidade de criar, levando em consideração a criatividade dos nossos alunos, o desempenho deles tem sido formidável. Estão superdedicados e atuantes. Temos a aprovação dos pais e da comunidade e isto tem nos mostrado caminhos diversos a seguir”, explica a diretora Ednalva Ramos.

O estudante Matheus Morais, 17, 3º ano, participou da equipe que apresentou a revolução espacial e construiu a réplica de um foguete. “Foi muito bom participar deste projeto e ter contato com a tecnologia. Eventos como este deixam a gente mais estimulado e mais perto da escola. O momento mais legal foi na hora do lançamento do foguete. A comunidade que estava acompanhando o desfile ficou surpresa e nos aplaudiu”, conta.

A mãe de Matheus, a dona de casa Jaqueline Santos, acompanhou o desfile e aprovou a iniciativa do colégio. “O colégio está de parabéns. É um evento muito bonito e incentiva nossos filhos a pesquisar mais, a se interessarem pelos estudos e pela escola. Sempre que posso, eu participo desses eventos, porque acho importante colaborar com a vida escolar do meu filho”, relata.

Para falar sobre o trânsito, a equipe de Kelly Cerqueira, 16, estudante do 2º ano, que durante a caminhada foi a porta bandeira, apresentou cartazes e placas de sinalização. “Recebi a missão de ser a porta bandeira, mas faço parte da equipe que pesquisou sobre a evolução no trânsito. Abordamos sobre limites de velocidade, sinalizações, respeito ao pedestre, leis de trânsito e o perigo de dirigir embriagado ou falar ao telefone. Foi muito boa esta iniciativa. Todos estão de parabéns, fizemos um ótimo trabalho”, comemora Kelly.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo