Estudantes de Alagoinhas continuam mobilizados e planejam ações contra o aumento da tarifa de ônibus

Após o protesto realizado na manhã de hoje, os estudantes secundaristas e universitários de Alagoinhas continuam mobilizados e planejam ações ao longo da semana contra o aumento da tarifa dos ônibus urbanos, além de pedidos de intervenções do poder público visando melhorar o serviço prestado pelo sistema, que inclui a Prefeitura de Alagoinhas, que exerce a função de permissionária, e as empresas, que transportam os usuários.

Amanhã, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores um representante dos estudantes utilizará a tribuna popular para registrar na Casa os posicionamentos do grupo. À noite, a coordenação se reúne objetivando discutir as reivindicações que o representante estudantil apresentará na reunião de quarta-feira do Conselho Municipal de Transporte.

Na quinta-feira, a partir das 7 horas da manhã, serão realizados piquetes em diversas escolas visando mobilizar os estudantes para “uma grande manifestação pelo centro da cidade” contra o aumento da tarifa, a parte mais visível da luta estudantil, mas também exigindo qualidade na prestação do serviço do transporte público aos usuários alagoinhenses. 

Pauta

Segundo Léo Oliveira, da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), oito estudantes conversaram na manhã de hoje com o secretário de Governo da Prefeitura de Alagoinhas, José Edésio, procurador jurídico, Ricardo Marcolin, e com o chefe de Gabinete, Sidney Costa, quando apresentaram uma pauta de reivindicações. “Nos posicionamos contra o aumento da tarifa”, disse Léo ao Alagoinhas Hoje.

Na ata da reunião de hoje no gabinete do prefeito constam como demandas dos estudantes o passe de R$1,00 para os alunos das escolas de Alagoinhas e entidades de ensino superior, a meia-passagem aos domingos para todos os usuários do sistema de transporte urbano, a reestruturação do Conselho Municipal de Transporte, que tem composição amplamente majoritária de representantes do governo municipal e empresários, do total de 12 membros, instituição da meia passagem para estudantes de cursos técnicos, que hoje não contam com este direito, e organização do terminal de coletivos – identificação dos pontos, iluminação e ações para melhorar a mobilidade.

A luta estudantil, por ser suprapartidária, conta com a participação de Andemberg Nonato, representante da Associação Nacional dos Estudantes Livres e de uma ala do PSTU, de Paulo José, da Juventude do PSOL, e de membros de outras entidades estudantis. Eles entendem ser este o caminho para conseguir as melhorias do sistema de transporte público de Alagoinhas. 

A ideia é ampliar o número de escolas e de estudantes em todas as manifestações da semana, mantendo a mobilização na luta para transformar o sistema de transporte do município, hoje arcaico e sem condições de atender as demandas dos passageiros.

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo