Estudantes conhecem projeto itinerante sobre meio ambiente

estudantes-conhecem-projeto-itinerante-sobre-meio-ambiente2
Com o ob­je­tivo de in­cen­tivar e for­ta­lecer o de­sen­vol­vi­mento de ati­vi­dades de edu­cação am­bi­ental e qua­li­dade de vida nas es­colas da rede es­ta­dual de en­sino, o pro­jeto es­tru­tu­rante Ju­ven­tude em Ação, da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, vem de­sen­vol­vendo ao longo do ano di­versas ações com os es­tu­dantes. Em uma delas, eles co­nhe­ceram o pro­jeto iti­ne­rante de sus­ten­ta­bi­li­dade Des­bi­ke­lando, que sig­ni­fica Des­bra­vando de Bi­ci­cleta e Trans­for­mando. O pro­jeto é de­sen­vol­vido pelo bió­logo Luiz Hen­rique Costa Ar­ruda. Ele está per­cor­rendo, de bi­ci­cleta, 15 es­tados bra­si­leiros para trocar ex­pe­ri­ên­cias com es­tu­dantes de es­colas pú­blicas.

Em cada es­tado o edu­cador vi­sita es­colas, onde re­a­liza ati­vi­dades di­dá­ticas de cons­ci­en­ti­zação am­bi­ental como pa­les­tras e ofi­cinas, en­vol­vendo 20 temas re­la­ci­o­nados ao meio am­bi­ente. Em Sal­vador, o pro­jeto foi apre­sen­tado, nesta sexta-feira (29), no Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Gestão Ne­gócio e Tu­rismo Luiz Na­varro de Brito (Ceep). Os es­tu­dantes par­ti­ci­param de uma pa­lestra sobre as ex­pe­ri­ên­cias re­a­li­zadas nas es­colas pú­blicas de ou­tros es­tados como Pará, Pa­raíba, Ma­ra­nhão, Piauí, Ceará, Per­nam­buco, São Paulo e Minas Ge­rais. Após a pa­lestra, os es­tu­dantes apren­deram a con­fec­ci­onar uma car­teira reu­ti­li­zando em­ba­la­gens de leite.

O es­tu­dante do curso téc­nico em Lo­gís­tica, Rubem Joás, 18 anos, aprovou a ini­ci­a­tiva. “Gostei muito do pro­jeto porque pude re­la­ci­onar as ex­pe­ri­ên­cias e con­teúdos abor­dados com o meu curso, pois ele ex­plicou sobre como fun­ciona a lo­gís­tica de des­lo­ca­mento, ali­men­tação, hos­pe­dagem e ati­vi­dades re­a­li­zadas em cada local vi­si­tado”, afirma.

Já o seu co­lega de curso Le­andro Car­valho, 19, conta que ab­sorveu o má­ximo das ati­vi­dades. “A pa­lestra é muito in­te­res­sante e nos faz re­fletir sobre o que po­demos fazer para pre­servar o meio am­bi­ente. É muito bom saber que existe um pro­jeto como esse e que leva co­nhe­ci­mento a vá­rios es­tu­dantes de re­giões di­fe­rentes”, co­me­mora.

O bió­logo Luiz Hen­rique Ar­ruda disse que também aprende muito com esta troca de co­nhe­ci­mentos. “É muito gra­ti­fi­cante poder passar um pouco da minha ex­pe­ri­ência para os es­tu­dantes com a fi­na­li­dade de au­xi­liar no tra­balho que já é re­a­li­zado nas es­colas e em Edu­cação Am­bi­ental. No pro­jeto de­sen­volvo ati­vi­dades di­fe­ren­ci­adas e que con­tri­buem para o apren­di­zado e cons­ci­en­ti­zação deles”, ex­plica Luiz.

De acordo com a pro­fes­sora de Bi­o­logia, Gil­dete de Brito, o Ceep re­a­liza desde 2013 ações vol­tadas para o meio am­bi­ente, através do Grupo Am­bi­ental do Na­varro (GAN), que é com­posto por es­tu­dantes. “A ex­pe­ri­ência mos­trada pelo pro­fessor vai ajudar a des­pertar nos alunos, mais uma vez, a questão da cons­ci­ência e de que de­vemos pre­servar ainda mais o meio am­bi­ente”, des­taca.

As de­mais uni­dades es­co­lares vi­si­tadas foram o Co­légio Antônio Sérgio Car­neiro, quando foi re­a­li­zada uma ofi­cina de re­a­pro­vei­ta­mento de ma­te­riais re­ci­clá­veis com pin­tura em gar­rafas de vidro, e o Co­légio Hen­ri­queta Mar­tins Catha­rino, onde os es­tu­dantes apren­deram a im­plantar uma horta com com­pos­tagem em uma ofi­cina teó­rica e prá­tica com a terra. As pró­ximas ci­dades bai­anas vi­si­tadas serão Ilhéus e Ita­ma­raju.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo