“Está na hora de colocar um profissional de saúde à frente da Prefeitura”, afirmou Joaquim Neto

Reunião com Médicos_24.08

Na noite da última quarta-feira (24), Joaquim Neto (DEM) se reuniu com médicos de Alagoinhas para discutir os problemas da saúde pública do Município e apresentar propostas para solucioná-los.  O setor tem sido a principal fonte de queixas dos alagoinhenses nos últimos anos, que não estão satisfeitos com o serviço precário oferecido pelo Município. “Eu quero ser o prefeito da saúde. Está na hora de a gente colocar um profissional de saúde à frente da Prefeitura”, declarou Joaquim Neto.

Entre os problemas relatados pelos médicos e por Joaquim estão a rede básica sucateada, a demora para realizar e receber exames, as más condições de funcionamento da maternidade, a pouca ou nenhuma oferta de atendimento em certas especialidades médicas, a falta de medicamentos nos postos e a hiperdependência do Hospital Dantas Bião. Joaquim se comprometeu a mudar a gestão da secretaria municipal, colocando um técnico à frente da pasta, além de se empenhar pessoalmente na captação de recursos para a área.

Dantas Bião 

O candidato democrata defendeu a criação de uma cota de atendimento para os alagoinhenses no Hospital Regional Dantas Bião, além da construção de uma unidade hospitalar municipal exclusiva para atender aos moradores do município. Ele criticou a profunda dependência que Alagoinhas tem do Hospital Dantas Bião, uma unidade regional, que recebe pacientes de várias cidades.

Para Joaquim, as soluções para o Dantas Bião também passam por montar uma rede de atendimento municipal de urgência e emergência eficiente.  “Se na periferia não tem atendimento, é claro que os pacientes vão lotar o Bião. Se estão lá, é porque não tem uma UPA, um posto de saúde para recorrer”. Além disso, defendeu a realização de cirurgias por um Hospital Municipal, que poderia diminuir a demanda em relação ao Hospital do Estado.

Experiência na Saúde 

Joaquim Neto é médico e conhece bem a estrutura da saúde pública de Alagoinhas.  Há quase 30 anos, ele tem atendido pacientes ou atuado como gestor nas unidades que atendem pelo SUS na cidade. Durante a sua carreira, o democrata já foi diretor da Dires, do Hospital Dantas Bião e da Maternidade de Alagoinhas.  Além disso, Joaquim Neto é sócio-fundador das primeiras clínicas de hemodiálise, a Hemovida, e de litotripsia (quebra de cálculo renal), a Urovida. Ambas as unidades de saúde atendem pelo SUS.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo