Entre Rios participa do II Seminário de Mobilização do Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) realizou nos dias 21 e 22, no Hotel Sol Bahia, em Salvador, o II Seminário de Mobilização Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia. Durante o evento, técnicos da SEMA, representantes de instituições federais, estudantes e gestores municipais, como o prefeito Fernando Madeirol, discutiram aspectos relacionados à gestão das áreas costeiras, com destaque ao uso e ordenamento da orla marítima.

O Projeto Orla é uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Na Bahia, ele é coordenado pela SEMA, por meio do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco), e tem como objetivo desenvolver ações para evitar a degradação dos recursos naturais, visando a preservação dos ecossistemas costeiros para os 1,2 mil quilômetros de orla marítima da Bahia, que compreende 53 municípios costeiros.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou durante a abertura do evento: “A zona costeira é um território importante e significativo, espaço de convívio e integração de culturas. Por isso é importante avançar na política ambiental, com foco na organização”, avaliou.

“É um momento importante, pois permite a abordagem de outros temas, a exemplo das questões ambientais no litoral e todos os impactos trazidos com as mudanças climáticas”, aponta a prefeita do município de Cardeal de Silva e atual presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes de Jesus.

Representantes de Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo trouxeram suas experiências Estaduais do ZEE Costeiro e posteriormente Conde, Entre Rios e Ilhéus mostraram seus respectivos projetos. A Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Entre Rios, Áurea Mércia apresentou o Projeto Orla do município para os presentes.

Márcia Regina de Oliveira, Analista Ambiental, da Secretaria do Projeto Sistema de Modelagem Costeira conta um pouco da sua expectativa: “É relevante a retomada da Bahia com relação a esse Projeto, inclusive que a Bahia já tem um acúmulo de conhecimento, seja na capacitação dos pró-gestores, seja na produção de informações que pode agora, realmente alavancar um processo de planejamento de longo prazo”, avalia.

As artesãs de Massarandupió, município de Entre Rios, Joana Dias Pereira e Cleonice de Oliveira Santos que desde crianças trabalham com trançado puderam apresentar seus trabalhos aos visitantes na entrada do hotel.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje