Data de conclave deve sair hoje, diz Vaticano

O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, afirmou que os cardeais irão votar na tarde desta sexta-feira a data do conclave que elegerá o próximo papa.

“Está prevista para hoje, durante a congregação geral da tarde, a votação sobre a data do Conclave”, disse Lombardi.

A expectativa é que o anúncio ocorra pouco depois das 19h de Roma (15h horário de Brasília).

A Santa Sé informou que a hipótese mais provável é que a eleição comece entre segunda e quarta-feira da semana que vem.

O período de duração do conclave é incerto e depende do número de eleições necessárias para que um candidato receba mais de dois terços dos votos.

Os cardeais farão outra congregação geral no sábado, e no domingo devem rezar missas nas igrejas de Roma pelas quais cada um é responsável.

REUNIÃO

Com todos os cardeais eleitores já presentes no Vaticano, começou nesta sexta-feira a sétima congregação preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento 16, cuja data ainda não foi fixada.

Participam da reunião, iniciada às 9h30 locais (5h30 de Brasília) na Sala Nova do Sínodo, os 115 cardeais eleitores, ou seja, os que poderão entrar na Capela Sistina para escolher o próximo papa.

Na carta convocatória do conclave, o cardeal decano, Angelo Sodano, dizia que a data do começo da eleição seria fixada assim que todos cardeais com direito a voto estivessem presentes no Vaticano.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje