Cresce número de aposentados que voltam à ativa no Brasil

Enquanto os brasileiros mais jovens perdem participação no mercado de trabalho, os mais velhos avançam. Um quarto dos 14 milhões de aposentados com mais de 60 anos de idade estava trabalhando em 2013. Quatro anos antes, em 2009, essa média era de 20%, revela pesquisa do Instituto Somatório. “O baixo valor da aposentadoria para suprir as necessidades básicas e a dificuldade das empresas de recrutar mão de obra ampliaram a fatia dos mais velhos no mercado de trabalho”, afirma Marcello Guerra, sócio da entidade.

O estudo para traçar o perfil dos seniores, feita a cada dois anos, consultou mil pessoas entre setembro e outubro de 2013 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Guerra diz que quanto mais alto o estrato social e o nível de escolaridade, maior é a participação de aposentados no mercado de trabalho. Assim, na classe A, um terço dos aposentados são ativos e nas camadas B, C e D, a participação cai para 30%, 25% e 13%, respectivamente.

Outra informação que confirma a tendência de avanço dos mais velhos na ativa aparece nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, a faixa etária que mais cresceu na População Economicamente Ativa (PEA), aquela com mais de 10 anos de idade e apta para o trabalho, foi a de pessoas com mais de 50 anos.

Fonte: Política Livre

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo