Comissão da Verdade Estadual entrega relatório parcial

O relatório parcial sobre a Ditadura Militar na Bahia foi entregue ao governador Jaques Wagner por membros da Comissão da Verdade Estadual na manhã desta segunda-feira, 29. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Além de entregar o relatório de 300 páginas, elaborado entre 2013 e 2014, a comissão coordenada pelo jornalista Carlos Navarro Filho recomendou que seja implantada uma disciplina sobre a Ditadura Militar no Brasil no currículo da rede estadual de ensino.

O documento recomenda ainda “a reinterpretação ou mudança da Lei da Anistia”, para que agentes públicos que foram autores de torturas e ocultação de cadáveres sejam responsabilizados.

Wagner, que foi confirmado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Defesa, também disse que o tema já está sendo tratado na pasta e que as consequências do relatório da Comissão Nacional da Verdade irão continuar. Ele afirmou ainda que acredita que a gestão de Rui Costa dará todo o apoio e infraestrutura necessários para que a comissão baiana conclua seu relatório e o inclua no relatório final da comissão nacional.

Vinculada ao gabinete do governador, a Comissão Estadual da Verdade – Bahia, foi criada por meio do decreto nº 14.227, de 10/12/2012. O relatório parcial deve ser encaminhado ainda nesta segunda à Comissão Nacional da Verdade.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje