Com problemas em sua estrutura, Creche Girassol apresenta riscos para professores e crianças

CRECHE CIRASSOL 1

O ano letivo começa amanhã nas escolas municipais de Alagoinhas, mas a Creche Girassol, a maior unidade sob coordenação da Secretaria de Educação, não está preparada para receber as 250 crianças atendidas pela instituição.

A creche está com vários problemas: as vigas de sustentação do telhado de algumas salas estão fora do prumo, o mofo será companheiro indesejado das crianças, alguns banheiros não funcionam adequadamente e os chuveiros não podem ser ligados ao mesmo tempo porque a rede elétrica não suporta. 

CRECHE CIRASSOL 5

O evento que marcou a reforma e ampliação da creche aconteceu no ano passado e logo depois da inauguração os problemas começaram a aparecer e persistem quase um ano depois. 

Os problemas no telhado exigem reparo imediato e por prudência as aulas só devem começar após laudo técnico externo que indique o melhor caminho para garantir a segurança das crianças e dos profissionais que atuam na creche.

CRECHE CIRASSOL 3

Por duas vezes, neste domingo, o editor do Alagoinhas Hoje entrou em contato com o celular da secretária de Educação, Lúcia Almeida, mas não obteve êxito.

O número foi informado pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Alagoinhas, Sidney Costa. 

CRECHE CIRASSOL 2

Aparentemente, o setor de fiscalização de obras da SEDUC não está funcionando. Não se pode atribuir apenas à degradação natural do equipamento a necessidade de recuperação da creche, menos de um ano depois de sua ampliação e reforma. 

Crianças que frequentam a creche não possuem o poder destruidor dos adolescentes, que via de regra depredam as escolas públicas.

Sobra uma alternativa: a obra foi mal feita e a fiscalização do poder público falhou.

A MA2 Construções foi a empreiteira responsável pela reforma e ampliação da Creche Girassol, que neste início de ano letivo está com quase metade de sua estrutura física comprometida: telhado de algumas salas, banheiros e rede elétrica.

CRECHE CIRASSOL 4

Ao invés de começar as aulas amanhã, a Secretaria de Educação deveria solicitar à área técnica laudo de profissional habilitado nesta área com intuito de verificar os riscos aos quais professores e crianças estariam sujeitos. 

As fotos da parte externa e do interior da creche foram feitas ontem (13). 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo