Coelba constrói linha de alta tensão para atender Alagoinhas

O Alagoinhas Hoje fez contato com a Unidade de Relações com a Imprensa da Coelba solicitando a atualização das informações referentes à construção de linha de alta tensão para atender as novas demandas do parque industrial do município, prejudicado pela falta de energia, que dificulta a instalação de novas empresas. A Coelba respondeu ao site e explicou os motivos da demora (avaliação da imprensa de Alagoinhas) da concessionária em disponibilizar maior índice de KV. 

“Os indicadores de qualidade da Coelba para o ano de 2014 estão abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel para o município de Alagoinhas, o que demonstra que os serviços prestados pela concessionária atendem às cargas do município de forma adequada.

O crescimento de demanda de regiões do porte de Alagoinhas, em todos os seus segmentos (industrial, comercial, residencial e rural), é acompanhado de forma sistemática pela área de planejamento e, sempre que necessário, obras são planejadas e executadas para atender ao referido crescimento. 

Ciente deste crescimento e com o objetivo de aumentar a oferta de energia do município, bem como atender necessidades futuras, a Coelba iniciou em 2013 a construção da linha de alta tensão (69 kV) que ligará a Subestação de Catu/Chesf à Subestação de Alagoinhas/Coelba. Esta obra irá reforçar o sistema elétrico de Alagoinhas e regiões vizinhas, bem como atender à ampliação e/ou surgimentos de novas demandas do parque industrial.

A obra não foi concluída, até o momento, em função de embargos de passagem da linha por parte dos proprietários rurais, o que motivou a empresa a solicitar à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a Declaração de Utilidade Pública. A concessionária obteve, em agosto/14, junto a agência reguladora, esta Declaração, o que permitiu ajuizar os processos embargados. O reinício da construção da referida linha aguarda decisão judicial sobre este assunto.

Ao mesmo tempo, a Coelba iniciou, em Alagoinhas, as obras de reforço do sistema elétrico para os bairros Santa Terezinha, Barreiro e Centro. O investimento é de cerca de R$ 665 mil na construção de mais um alimentador, circuito que transporta energia elétrica das subestações para os transformadores de distribuição. As obras foram iniciadas em novembro. Serão instalados 81 novos postes e 3,4 km de rede elétrica. As obras foram iniciadas na Rua Marechal Deodoro, nas proximidades do Clube Acra, e passarão por trechos da Avenida Senador Lourival Batista, Rua Conselheiro Couto, Binário, Rua José Bonifácio e Rua Praça Dionísio Evilásio até chegarem à Rua Conselheiro Saraiva, onde serão finalizadas. A previsão é que essas obras sejam concluídas até fevereiro de 2015.”

Fonte:  Unidade de Relações com a Imprensa da Coelba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje