Secretaria de Assistência Social confraterniza com grupos de convivência

CREAS 1

Os grupos do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organizados pelos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) realizam festas de confraternização de 16 a 19 deste mês. No dia 16, às 14 horas, será no CRAS de Nova Brasília; dia 17, também às 14 horas, será a vez do CRAS de Boa União; dia 18, CRAS do Riacho da Guia (14h) e, às 9 horas, no CREAS. Os festejos terminam no dia 19, no Coletivo da Calu (14h).

A SEMAS está preparando atividades lúdicas e educativas como jograis, peças de teatro e corais para as apresentações. De acordo com a secretaria Tatiana Andrade “esse é um momento especial em que é demonstrada toda a cordialidade entre as famílias”.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) funciona na Rua Aristides Maltez, 32, Parque Alagoinhas, próximo à Liga Baiana Contra o Câncer. O CREAS é um serviço do Governo Federal em parceria com o município que atende desde crianças a idosos em situação de violação de direito. São oferecidos acompanhamentos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), assistentes sociais, psicólogos, advogados. O objetivo é acompanhar e orientar essas famílias no intuito de amenizar ou, até mesmo, sanar essa violação de direito. São realizados trabalhos de grupo, palestras entre outras atividades.  O CREAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem intervalo de almoço.

Já os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão distribuindo em três localidades em Alagoinhas: distritos de Boa União e no de Riacho da Guia, e no Bairro Santo Antônio. O CRAS é o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Ele funciona como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Os grupos de convivência fazem parte dos serviços sociais prestados pelos centros e, ao longo do ano, participam de diversas atividades.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Amilton André – SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje