Campanha Mundial de Luta contra a AIDS: Prefeitura realiza ação na Policlínica Municipal

 

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – 1º de dezembro –, a Prefeitura de Alagoinhas promoveu, nesta sexta-feira (7), uma ação na Policlínica, com realização de testes rápidos, orientações sobre prevenção e palestras.

As atividades, que começaram às 8h, seguiram até as 12h e o objetivo principal, segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), é a prevenção.

“O nosso foco principal está direcionado à prevenção e ao diagnóstico precoce. Então ministrando palestras, esclarecendo as dúvidas e fazendo o teste rápido de HIV e sífilis. O HIV não tem cura, mas tem tratamento. A sífilis tem cura e estamos vivendo uma epidemia de sífilis. As pessoas não se cuidam e têm o contágio nas relações desprotegidas. Nos preocupamos também com o contágio na relação vertical, que é da mãe para o filho durante a gestação. A meta do Ministério da Saúde é conhecida como ‘90, 90, 90’, ou seja, 90% das pessoas conhecendo seu estado sorológico, 90% das pessoas que possuem o vírus sendo tratadas e 90% dessas pessoas com sua carga viral indetectável. Nós todos, que trabalhamos na luta contra a AIDS, estamos imbuídos dessa meta. Estamos aqui para esclarecer dúvidas a qualquer dia da semana”, destacou Micheli Campos, uma das coordenadoras da ação.

A diretora da Vigilância, Catarina Dantas, relembrou os 30 anos da campanha de combate à doença e ressaltou que o teste rápido é realizado semanalmente na Policlínica Municipal, sempre às terças-feiras, das 7h às 12h. “O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi instituído em 27 de outubro de 1988 e hoje estamos fazendo essa ação. A luta continua. E as pessoas podem vir à Policlínica Municipal porque o teste rápido é realizado toda semana para a população”, explicou.

Para Rogério Rodrigues da Silva, de 31 anos, que aproveitou a oportunidade para participar da iniciativa, a campanha de prevenção é positiva. “Fiz uma cirurgia de vasectomia, vim tirar os pontos e vi a palestra. Fiquei interessado e resolvi fazer o teste também. É muito importante. Muitos jovens não se cuidam, têm a doença sem saber e vêm a óbito. O HIV não é transmitido apenas através de relações sexuais. A conscientização é muito importante”, comentou.

A SESAU informou que, durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde estarão envolvidas na campanha de luta contra a AIDS e comunicou que os agentes comunitários, que fazem visitas às microáreas, também estarão distribuindo preservativos.

Para fazer o teste rápido, na Policlínica Municipal, é preciso apresentar documento de identidade e cartão SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

Além da ação voltada à prevenção contra o HIV, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, estruturou também um estande de conscientização na área externa da Policlínica para alertar sobre o combate à dengue, uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito vetor Aedes aegypti.
“Aproveitamos para alertar a população também sobre o combate à dengue. Tivemos um período chuva e devemos estar alertas”, finalizou Catarina Dantas.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo