Palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão é realizada em Alagoinhas

Com foco nas políticas públicas de inclusão e na luta contra a discriminação, a Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu, nesta sexta-feira (7), uma palestra aberta ao público no auditório do Colégio Modelo de Alagoinhas.

Durante a palestra, ministrada pela representante do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (COEDE), foram abordados avanços da Lei Brasileira de Inclusão (no 13.146/2015), em vigor desde 2016, acessibilidade e a adoção de medidas que proporcionem o desenvolvimento acadêmico e a socialização dos alunos com deficiência nas unidades de ensino.

“O Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência vem sempre se preocupando em trazer palestras para que as pessoas possam refletir sobre inclusão. A Lei Brasileira de Inclusão foi um grande avanço, trazendo as inovações na área da saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte. Nós nos preocupamos porque muitas pessoas ainda não sabem. Doutora Amanda, conselheira do COEDE de Salvador, abraçou essa proposta para que possamos propagar a LBI nos municípios. É preciso informar a população a respeito da Lei, que contribui para a construção de uma sociedade inclusiva. Precisamos sensibilizar a população para a igualdade de oportunidade em todas as instâncias e derrubar as barreiras que existem para a inclusão no município”, enfatizou Rosimeire da Silva Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O secretário municipal de educação, Tácio Lobo, destacou que a iniciativa é importante para promover a inclusão e também para garantir que os direitos que essas pessoas têm na sociedade sejam respeitados. O subsecretário da pasta, Jean Afonso, ressaltou que o sistema educacional – e não apenas ele – precisa ser inclusivo em todos os níveis ao longo da vida e afirmou que tem sido uma prioridade das escolas municipais abarcar as diferenças e singularidades de todas as crianças.

A previsão, segundo o Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, é de que novas palestras e atividades sejam realizadas para sensibilizar a população quanto à igualdade de direitos e oportunidades da pessoa com deficiência na sociedade.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo