Duplicação da adutora: falta de água tem dias contados em Esplanada

Obra_em_Esplanada

Não é de hoje que o município de Esplanada vem padecendo com a constante falta de água. O problema ocorre porque a tubulação que traz a água de Inhambupe é antiga e rompe com frequência, mas com o empenho da atual gestão – que buscou junto ao governo do Estado a duplicação da adutora – o problema vai ser solucionado com a conclusão da obra que já chegou à cidade, e o sofrimento dos esplanadenses vai chegar ao fim de uma vez por todas.

Segundo o prefeito Rodrigo de Dedé (PTN), há muitos anos a população enfrenta dificuldades com a falta de água. “Esse descaso no abastecimento de água sempre me deixou incomodado, por isso fui à luta e busquei alternativas junto ao governo estadual para que a adutora fosse duplicada. Estive com o Drº Otto Alencar, que na época era secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). No final de 2013 a obra de duplicação já estava autorizada”, explica.

A obra teve início em março deste ano e chegou ao bairro do Timbó na última sexta-feira (12), quando as máquinas começaram a trabalhar na instalação da tubulação de 400 mm (milímetros).  De acordo com o gerente do escritório local da Embasa, Pedro Barbosa, a tubulação já alcançou a região do Complexo da Pompeia, vai ser entroncada até o final da próxima semana, nas imediações do Convento. “O processo de entroncamento da tubulação é um trabalho demorado, mas esperamos que até o final deste mês o serviço seja concluído. Vai ser preciso interromper o abastecimento de água nos finais de semana para que o trabalho seja executado com mais tranquilidade, mas a população será avisada previamente”. Ainda de acordo com Barbosa, cerca de 7.500 metros de tubulação já foram instalados desde o início da obra.

Obra_em_Esplanada_2

Com a execução da obra da duplicação da adutora, a Prefeitura Municipal de Esplanada mostra mais uma vez que é preciso ter dedicação e empenho para enfrentar e solucionar os problemas. “Lutamos desde o início para que essa obra fosse realizada. Não foi fácil, mas está acontecendo e é preciso ter mais um pouco de paciência e tudo será resolvido. No início da minha gestão, a prefeitura tinha que colocar água nas casas com caminhões pipa, mas daqui a algumas semanas a água vai cair pela torneira das casas, porque a duplicação da adutora é uma realidade”, finaliza o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Esplanada – Fotos: ASCOM/PME

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo