Câmara de Vereadores realiza sessão especial para comemorar 21 anos do PACS

Na última terça-feira (13), em horário regimental, a Câmara Municipal de Alagoinhas realizou Sessão Especial para comemorar os 21 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde –PACS. Implantado no início dos anos 90, o PACS, constitui-se em importante estratégia na consolidação e no aprimoramento do Sistema Único de Saúde – SUS – incorporando os seus princípios básicos (universalização, descentralização e integralidade e participação da comunidade), a partir da reorientação da assistência ambulatorial e domiciliar.

O PACS é hoje compreendido como estratégia transitória para o Programa Saúde da Família – PSF. O programa foi inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informações e de orientações sobre cuidados de saúde. Sua meta se baseia na contribuição para a reorganização dos serviços municipais de saúde e na integração das ações entre os diversos profissionais, com vistas à ligação efetiva entre a comunidade e as unidades de saúde.

De autoria do vereador Luciano Sérgio – PT, que também presidiu a mesa, o evento contou com as presenças do presidente da Casa, Jorge Mendes; dos vereadores Radiovaldo Costa, Caio Ramos, Djalma Santos, Roberto Torres, José Edésio, Antônio Carlos (Cabeça), Luis Sérgio (Memo), José Cleto, Jorge da Farinha e Gilson do SAAE; além do deputado estadual Joseildo Ramos – PT; Reginaldo Paiva – secretário da Saúde; Guaciara de Andrade Ramos, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Rogério Ribeiro Ramos, Diretor Regional da 3ª DIRES; Luzia Viveiros, Enfermeira da Atenção Básica Regional – 3ª DIRES e Enfermeira Ivone Oliveira Neta – Subsecretária Municipal da Saúde, que fizeram parte da mesa.

Participaram ainda do evento enfermeiros, agentes comunitários e comunidades locais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje