BATE PRONTO 84

Embora o prefeito Paulo Cezar afirme que a campanha está muito distante, nos bastidores os candidatos se movimentam. As articulações fazem parte do dia a dia daqueles que ocupam cargos de confiança na Prefeitura de Alagoinhas e disputarão, com centenas de concorrentes, as 17 vagas da Câmara de Vereadores. Na verdade, a campanha já começou e as escolhas são cristalinas. Máquina tem peso e as preferências poderão resultar em votos necessários para que alguns vençam a eleição. O legislativo é o pote de ouro para muitos pré-candidatos. Fonte da coluna afirma que diversos vereadores estão incomodados com a fácil movimentação dos detentores de cargos de confiança. Sob condição de anonimato, um vereador esquadrinhou o cenário interno do governo, reproduzido em notas do BP 84.

Candidatos I

Vereador que compõe a base situacionista anda insatisfeito com a movimentação de ocupantes de cargos de confiança. Para ele, muitos secretários municipais já escolheram os nomes que terão apoio da máquina. Em sua opinião, Sandro Brito e Chico da Inscobel seriam os candidatos preferenciais do aparato da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Nesta conta, Djalma Santos poderia ser incluído.

Candidatos II

A subsecretária de Assistência Social, Selma de Jesus, de acordo com o vereador governista, é a super candidata preferencial da gestora da pasta, Tatiana Andrade, que não demonstra publicamente a preferência. Mas a escolha é inegável A estrutura da SEMAS estará à disposição da sub? Ele não tem nenhuma dúvida. Super candidata, Selma faz jus ao título da nota, grafado no plural. 

Candidatos III

As candidaturas de Márcio da Linha Verde e de Anderson Baqueiro estariam, respectivamente, vinculadas às ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Duas máquinas poderosas.

Candidatos IV

Na Secretaria da Fazenda, a preferência estaria direcionada para o vereador Edilon Ramos, por enquanto sem concorrentes nesta importante área da administração municipal. Ex-secretário de Saúde, o vereador José Edésio é o condestável da pasta, embora Paulo Preto também transite nas beiradas do clientelismo, com o suposto apoio do prefeito Paulo Cezar.

Candidatos V

Paulo Preto teria espaço também na Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), mas a preferência da máquina é por Luciano Almeida, subsecretário da pasta, que comanda muita gente, admite trabalhadores e está em contato com o povo nos mutirões de limpeza pública.

Candidatos VI

Valter Fotógrafo, do Orçamento Participativo, mantém proximidade com a população por meio desta estrutura do governo municipal. O ex-vereador Professor Miguel, segundo o parlamentar governista que apresentou a lista ao Alagoinhas Hoje, teria o apoio da chefia de Gabinete da Prefeitura de Alagoinhas.

Vereador de novo?

A migração do vereador Roberto Torres, presidente do legislativo municipal, para o DEM indica seu retorno à casa azista e o abandono do Solidariedade e do ninho argolista. Voltará ao DEM na condição de candidato à vereança, visto que a sigla tem Joaquim Neto como candidato preferencial. Colegas de Torres, em off, afirmam que esta insistência pueril na pré-candidatura à Prefeitura de Alagoinhas poderá complicar a renovação de seu mandato parlamentar.

Timing

Para alguns analistas da política de Alagoinhas, que avaliam o cenário atual, o vereador Radiovaldo Costa está perdendo o timing e a permanência no Partido dos Trabalhadores complicará seus planos eleitorais. Não haveria mais condições de rejuntar a legenda. Os cacos estão espalhados pelos quatro cantos da cidade. O cronômetro do vereador está lento.

Festa

Com apoio do deputado estadual Alex Lima (PTN) e do prefeito de Esplanada, Rodrigo Castro Lima, o vereador licenciado Jorge da Farinha, atualmente à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, está organizando uma festa de arromba que acontecerá no final do ano. Público estimado: 3 mil pessoas. Os gastos previstos são estratosféricos.

Candidata

Parte da imprensa de Alagoinhas e o prefeito Paulo Cezar fazem verdadeiro jogo de cena quanto ao nome da candidata situacionista à Prefeitura de Alagoinhas. O nome dela é SÔNIA FONTES (com letras maiúsculas e garrafais). Ela está escolhida e não haverá mudança. Quem se habilita a ser candidato à vice-prefeitura? Na chapa majoritária cezista só resta esta vaga. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje