BATE PRONTO 67

Os fatos acontecem e o Alagoinhas Hoje publica informações dos bastidores da política municipal, bastante movimentada nestes primeiros meses de 2015. Políticos, via de regra, possuem duas faces: a pessoal, que utilizam na vida privada; e a pública, que serve para enganar os cidadãos de boa fé. Desmascarar estas artimanhas é papel da imprensa comprometida com seus leitores. A despeito das consequências do fazer-jornalismo, o Alagoinhas Hoje continuará mantendo foco naquilo que interessa aos internautas que acessam nossas páginas. Até a próxima coluna. 

PORSCHE 1

Eike de Alagoinhas

Empresário de Alagoinhas, com menos de 30 anos, acabou de comprar um Porsche Caynne, um dos veículos mais sofisticados e caros do mercado. O jovem atua no serviço público em diversas prefeituras do interior da Bahia. Para muitos, ele é o Eike Batista de Alagoinhas.  Em termos de ostentação. A foto ao lado é meramente ilustrativa e não do veículo comprado pelo empresário, que é filho de um conhecido político de Alagoinhas. O Porsche custa entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. E tem um alto custo de manutenção. 

Luiz Eudes I

O Alagoinhas Hoje errou: na última coluna Bate Pronto informou que Luiz Eudes, um dos envolvidos na Operação 13 de Maio, teria sido secretário da Prefeitura de Pedrão. Na verdade, ele é o atual gestor das finanças da prefeitura do município vizinho. Eudes  foi secretário da Prefeitura de Sátiro Dias na gestão do prefeito Joaquim Neto.

Luiz Eudes II

O ex-prefeito de Sátiro Dias, Joaquim Neto, precisa explicar os fatos arrolados pelas investigações da Polícia Federal que envolvem seu ex-secretário de Finanças, Luiz Eudes, e outros servidores da administração municipal, inclusive ocupantes de cargos de confiança. Eles traíram sua confiança?

Luiz Eudes III

Após a publicação da coluna anterior, um leitor e fonte confiável assegurou que a indicação de Luiz Eudes para assumir a Secretaria de Finanças de Pedrão resultou de uma negociação entre o ex-prefeito de Sátiro Dias, Joaquim Neto, e o atual gestor do município vizinho, Jacob Pereira da Silva.

Terra dos Laranjas I

O título da nota está correto, caro leitor. Alagoinhas, outrora a terra das laranjas, se tornou nestes tempos a terra dos laranja e dos empresários de papéis, que transitam em veículos caríssimos e com talões de notas fiscais para todos os gostos de prefeitos nada republicanos, useiros e vezeiros em desviar recursos do FUNDEB e de outras áreas do erário.

Terra dos Laranjas II

Empresário (de verdade) e amigo do editor da coluna encontrou em Açailândia, oitavo município mais populoso do Maranhão, um dos jovens e ricos “empresários” de Alagoinhas. Não se sabe os interesses do “empreendedor” alagoinhense no Maranhão, estado reconhecido por órgãos nacionais e internacionais que trabalham com transparência pública como um dos mais corruptos do Brasil.

Nomes

Além de Altino Ribeiro Junior, outros nomes conhecidos na cidade, inclusive o filho de político de Alagoinhas, aparecem nas investigações da Operação 13 de Maio. Quando a educação familiar falha, o mais simples é culpar a imprensa pela divulgação das práticas nada republicanas de enriquecimento fácil e meteórico.

SAAE I

O nome do ex-vice prefeito Marco Antunes circula como provável substituto de Elmar Mendes na direção geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A estratégia do grupo do deputado federal Paulo Azi (DEM) é ocupar todos os espaços possíveis na administração do prefeito Paulo Cezar. Aliás, o SAAE, no processo eleitoral de 2012, teria sido prometido ao ex-deputado Antunes. Para alguns, Azi  estaria cobrando agora uma antiga fatura política.

SAAE II

Para remover Elmar Mendes da direção do SAAE, o prefeito Paulo Cezar terá que enfrentar a ira do vereador Gilson Guimarães, funcionário de carreira da autarquia, sindicalista e detentor de mandato eletivo. Eles  tiveram uma conversa há semanas e o clima não foi amistoso. Muito pelo contrário.

SAAE III

Na manhã do dia em que o diretor geral do SAAE, Elmar Mendes, esteve na Câmara de Vereadores, o editor do Alagoinhas Hoje participou da cobertura da assinatura da renovação do convênio entre a Pastoral do Menor e a Prefeitura de Alagoinhas. Antes e após o evento, viu diversos vereadores circulando nas dependências da autarquia. Depois, ficou sabendo que um vereador esteve por lá para cadastrar a empresa de um parente super próximo no sistema da autarquia. O objetivo: prestar serviços ao SAAE e faturar alguns reais. À tarde, no plenário da Câmara de Vereadores, ao invés de questionar o gestor, sua Excelência fez rasgados elogios ao convidado. Não se sabe, contudo, se o cadastro foi efetivado.

Assessor de Luiz Argôlo

Antigo amigo e assessor de Luiz Argôlo, nomeado no início de janeiro para cargo de confiança na Câmara dos Deputados, e “especialista” (assim ele se apresenta) em pesquisa eleitoral e “marqueteiro”, Ari Carlos, convocado pela Polícia Federal para depor no curso das investigações da Operação Lava Jato, quer sentar praça em Alagoinhas e fazer campanha eleitoral. Sentou-se à mesa recentemente com o vereador Radiovaldo Costa (PT) para discutir cenários eleitorais do município e resultados preliminares de uma pesquisa realizada sob sua batuta.  Políticos fazem escolhas e nem sempre elas são as melhores. O futuro, com sua mão invisível, mostrará sua força. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo