Bahia sedia encontro internacional sobre trabalho decente

Representantes de países do Cone Sul e de 11 estados brasileiros, incluindo a Bahia, participam em Salvador até esta terça-feira (6) do Encontro Internacional de Agendas Subnacionais do Trabalho Decente. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no Hotel Deville, em Itapuã, com a presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo.
Pioneira na criação de uma agenda voltada para a promoção do trabalho decente, a Bahia registra resultados positivos na erradicação do trabalho infantil, que teve os índices reduzidos, além dos recentes avanços nos direitos de trabalhadores domésticos.
Para Laís Abramo, a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi a primeira a integrar e aproximar políticas de responsabilidade de governos e países da realidade dos trabalhadores. “A partir daí, vários outros estados do Brasil e algumas regiões de países próximos tiveram a experiência da Bahia como referência”.
Além do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, participaram do evento representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Tocantins.
De acordo com a OIT, trabalho decente é o ponto de convergência de quatro objetivos estratégicos: o respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
 

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo