Bahia é o único estado do Norte e Nordeste com medalhas na Olimpíada

Baianos_medalhistas.jpg

A Bahia está em alta na Olimpíada do Rio de Janeiro. Até o momento, o estado já tem uma medalha de ouro, outra de prata e uma de bronze. Acha pouco? Mas não é! O total de medalhas conquistadas por atletas do estado corresponde a 23% do total de medalhas conseguidas pelo Brasil na competição, que foram 13 até o momento.

Com as medalhas conquistadas – o ouro de Robson Conceição no boxe e a prata e o bronze de Isaquias Queiroz na canoagem – a Bahia é o único estado das regiões Norte e Nordeste que possui medalhistas até a manhã desta quinta-feira (18). Separando por estados, a Bahia fica apenas atrás de São Paulo no número de medalhistas. São Paulo teve 5 atletas que subiram ao pódio. As medalhas baianas ainda têm um detalhe a mais: todas foram inéditas. O Brasil nunca tinha conquistado ouro no boxe olímpico assim como nunca tinha subido no pódio na canoagem na história da participação brasileira em jogos olímpicos, que começou em 1920.

O canoista Isaquias Queiroz compete nessa sexta em mais uma prova e pode garantir mais medalha na canoagem. “A minha luta não acaba ainda. Eu quero as três medalhas. Eu treinei para isso”, promete o atleta. Além disso, as baianas que integram o futebol feminino podem também garantir uma medalha de bronze na disputa que acontece nessa sexta-feira (19). Se fosse um país, o estado estaria na 45ª posição no quadro de medalhas ficando a frente de países europeus como Portugal e Irlanda. Além disso, a Bahia estaria no seleto grupo dos 70 países que até o momento conquistaram alguma medalha. E essa conta pode aumentar.

CONFIRA TUDO O QUE ESTÁ ROLANDO NOS JOGOS DO RIO

Lista de todos os medalhistas do Brasil até 18 de agosto
Judô – ouro – Rafaela Silva – Rio de Janeiro
Judô – bronze – Mayra Aguiar – Rio Grande do Sul
Judô – bronze – Rafael Silva – Mato Grosso do Sul
Boxe – ouro – Robson Conceição – Bahia
Atletismo – ouro – Thiago Braz – São Paulo
Ginástica Artística – prata – Diego Hypolito – São Paulo
Ginástica Artística – prata – Arthur Zanetti – São Paulo
Ginástica Artística – bronze – Artur Nory – São Paulo
Canoagem de velocidade – prata e bronze – Isaquias Queiroz – Bahia
Vôlei de praia – prata -Ágatha Bednarczuk (Paraná) e Bárbara Seixas (Rio de Janeiro)
Tiro esportivo – prata – Felipe Wu  – São Paulo
Maratona aquática – Poliana Okimoto – bronze – São Paulo

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje