Bahia divulga oportunidades de negócios na 13ª Feira Nacional do Camarão

feira-do-camarao-2

Durante sua participação na 13ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece em Fortaleza até quinta-feira (dia 24), o secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, ressaltou o potencial da Bahia para a carcinicultura (criação e camarão em cativeiro). “O Estado possui mais de 1.200 km de área costeira e mais de 100 mil hectares propícios para a carcinicultura.

A Seagri está presente no evento com um estande da Bahia Pesca. O objetivo de apresentar o potencial e as oportunidades que a Bahia oferece para investimentos no setor.

Em visita ao evento na terça-feira (dia 22), Bonfim ressaltou ainda o esforço do Estado para garantir a estrutura necessária ao desenvolvimento do setor. “Inauguramos este ano o Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), no município de Santo Amaro, parceria do Governo do Estado com Governo Federal que contou com um investimento de 15 milhões. Até o momento, já capacitamos mais de mil pescadores. No CVTT temos uma estrutura para realização de oficinas, incubadoras, unidades de beneficiamento, cozinha industrial e fábrica de gelo”, afirmou o secretário.

Já Bahia Pesca levou à Fenacam uma tecnologia adaptada pela empresa para a produção de peixes. Trata-se da piscicultura em sistema bioflocos, um novo método de produção que permite que os produtores baianos possam ter “fazendas” de peixes mesmo em locais com baixo suprimento de água.

Iniciada na última segunda-feira (dia 21), a a Fenacam envolve quatro distintos eventos: o XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; o X Simpósio Internacional de Aquicultura; a XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e o  XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Foto: Divulgação 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo