Bahia celebra certificação internacional do Brasil livre da Febre Aftosa com vacinação

Uma série de eventos acontece em todo o Brasil para comemorar a certificação internacional do “Brasil livre de Febre Aftosa com vacinação”, concedida pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). A Bahia, que é reconhecida, oficialmente, livre da doença desde 2001, realiza através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) as comemorações com um evento que ocorre na quinta-feira (05), às 20h, em um restaurante da capital baiana.

A data – 05 de abril – foi escolhida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em diversos estados também vão acontecer celebrações. Há mais de 50 anos o Mapa, em parceria com a iniciativa privada, vem desenvolvendo programas para erradicar a febre aftosa dos rebanhos brasileiros. Os avanços já podem ser comprovados. O último caso registrado no Brasil foi em 2006. O objetivo principal desse trabalho é o reconhecimento mundial de país livre da febre aftosa.

“Temos muito que comemorar. A Bahia possui 21 anos livre da aftosa. E a recomendação do Governador, Rui Costa, é que os investimentos em defesa agropecuária siga o contexto nacional. A Bahia é um dos maiores estados em produção e comercialização pecuária. Estaremos inseridos nesse contexto, na defesa preventiva e em busca da zona livre sem vacinação”, ressaltou o Diretor-geral da ADAB, Paulo Cezar.

 

Fonte: Ascom ADAB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje