Audiência discute Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+ de Alagoinhas
Fruto da solicitação da vereadora Juci Cardoso e do vereador Luciano Almeida, através do requerimento nº 008/2023, foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas quarta-feira (20), uma audiência que discutiu Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+ de Alagoinhas.
A mesa foi composta, além da vereadora Juci Cardoso, que conduziu a audiência, por: Dr. Moacir Lira, psicólogo, Ten. Pm. Tourinho, representando o 4º BPM, Renildo Barbosa, coordenador geral do CPDD LGBTQIAPN+, Edvan Souza, SEMAS, Tiffany Conceição, coordenadora do núcleo LGBTQIAPN+ do estado da Bahia, Priscila Stefani, representando a Defensoria Pública, Naira Paixão, psicóloga, membro do Conselho LGBTQIAP+, Greice Kelle, membro do coletivo LGBTQIAPN+ de Alagoinhas e Tarcila Cavalcante – Presidente da Organização Homossexual Geral de Alagoinhas (OHGA).
Ao iniciar a audiência a vereadora Juci Cardoso falou sobre a importância da iniciativa: “Este é um evento que ficará marcado na história, nos anais da história. Marcamos na história da nossa cidade esse momento, em que a Casa Legislativa assume institucionalmente um papel que lhe cabe: de defender todas as pessoas, assim como diz a Constituição Federal. E eu tenho muita honra de estar vereadora neste momento em companhia do meu amigo Luciano Almeida”.
O vereador Luciano Almeida acrescentou: “Precisamos nos unir em prol de políticas públicas! É uma ação de governo direcionar o recurso para execuções e nasce da vontade nossa, mas precisamos estar realmente nos reunindo, vigilantes, pedindo pauta com o prefeito, com os secretários”.
Na ocasião, Dr. Moacir Lira, psicólogo, ministrou uma palestra sobre saúde mental e diversidade sexual e falou sobre respeito, citando ao final da explanação as frases: “Tire o seu preconceito do meu caminho, que eu quero passar com meu amor” e “finalmente orgulho é poder ser quem você é num mundo que te diz o contrário”.
Tifanny Conceição pontuou: “Nós vencemos o ódio porque somos fortes. As nossas lutas e construções são coletivas. E de fato, só construções coletivas têm resultados efetivos. Audiências públicas como essa constroem o processo de gestão democrática.”
Na oportunidade, foram agraciadas com o certificado em reconhecimento ao destaque na promoção do desenvolvimento social e de políticas afirmativas com ações relevantes para a comunidade LGBTQIAPN +: Tarcila Cavalcante e Maria Orleide Dantas Reis.
Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas – Fotos – Jhô Paz