Artesãs expõem trabalho em Rodada de Negócios do Sebrae

ARTESÃS 1

Lojistas de diversas regiões do país conheceram, de perto, o trabalho dos artesãos participantes do projeto Fibras da Terra, desenvolvido pela BSC/Copener em comunidades do litoral norte do Estado. A oportunidade veio com a Rodada de Negócios do Sebrae, que aconteceu no Hotel Bahia Othon, em Salvador, nos dias 21 e 22 de maio. O evento foi também marcado por uma nova fase do trabalho das artesãs, que passaram a utilizar retalhos no acabamento das peças artesanais feitas com cipó, diferencial que chamou a atenção de representantes de uma grande rede nacional de lojas de móveis e decoração. Os retalhos são provenientes de outro projeto social da BSC/Copener: a fábrica de fardamentos, em Inhambupe.

Para algumas artesãs, esta foi uma primeira oportunidade de conhecer e conversar diretamente com potenciais clientes para seus produtos desenvolvidos em cipó e piaçava como cestos, porta-panelas, enfeites, moringas, porta-bolos, esteiras, sacolas e outras utilidades. Com isso, elas ficam em contato mais direto com o mercado e podem identificar novas demandas e possibilidades de negócios.

A participação do grupo na Rodada de Negócios foi viabilizada graças à parceria da BSC/Copener com o Sebrae em programas de qualificação para gestão de negócios. 

ARTESÃS 2

Saiba mais

O projeto Fibras da Terraenvolve artesãos e coletores de piaçava e cipós, viabilizando o acesso a cursos que preparam os interessados para atuarem desde a extração sustentável e seu beneficiamento, até o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e sua comercialização.

Há alguns anos, a BSC/Copener apoia o projeto, liberando o acesso das artesãs à matéria-prima dentro de suas áreas. Em 2014, a empresa apoiou a formação de um novo grupo, envolvendo artesãos de Itanagra. A empresa mantém parceria com o Sebrae, que oferece consultoria aos novos grupos, contribuindo com a criação da linha de produtos, precificação, comercialização e outras ações importantes para a sustentabilidade do negócio. O projeto beneficia cerca de 30 artesãs da região.

 Fonte: BSC Copener – Comunicação Corporativa – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje