Aramari: “Convocação de concursados é estelionato, fraude, golpe, ato nulo e ilegal”, afirma prefeito eleito

O advogado Fidel Dantas, prefeito eleito de Aramari, entrou em contato com o editor do Alagoinhas Hoje no início da noite deste domingo (11) para criticar a decisão do atual gestor aramariense, José Carlos Alves Nascimento, que convocou, no dia 9, 200 aprovados no concurso público realizado em 2013.

O certame é válido até o final de 2017. 

Para Fidel, o ato de convocação não produz efeito jurídico e nem administrativo. “Logo que assumir a Prefeitura de Aramari, tornarei nula por decreto e revogarei a convocação imediatamente”, garantiu. 

Antes da posse, de acordo com Fidel, o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) serão comunicados sobre a convocação. A equipe jurídica também estuda ajuizar ação visando coibir o que Fidel chama de “estelionato administrativo”. 

O prefeito eleito salientou que a convocação fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e estoura os limites com gasto de pessoal.

Ele baseia seu argumento jurídico na LRF: 

LRF – PC 101/2000*

*Art 21. […]*

*Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20*

Na avaliação de Fidel, a convocação é uma tentativa de golpe com os candidatos e o município. A elevação da folha de pagamento da Prefeitura de Aramari será de 40%. “Em um momento de grave crise econômica, que afeta os municípios, é preciso racionalizar gastos e não aumentar os dispêndios das prefeituras”, enfatizou. 

O prefeito eleito admitiu que ouviu conversas sobre a possibilidade do atual gestor oficializar a convocação, mas não acreditou que ele fosse praticar tamanha ilegalidade. “O objetivo é inviabilizar minha administração, de forma irresponsável, ilegal e sem o mínimo compromisso com a gestão pública”, garantiu Fidel. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo