Apple registra sistema que protege iPhone em quedas

Para a alegria de muitos, a Apple patenteou nesta terça-feira (2) uma tecnologia que protege o iPhone antes de cair no chão. O sistema detecta quando o smartphone está caindo e, assim, altera seus componentes mais sensíveis no aparelho para se proteger da queda. A ideia principal é garantir que a tela não caia virada para o chão.

O sistema funcionará a partir de combinações de componentes já existentes, como GPS, acelerômetro e giroscópios para reconhecer se o smartphone está caindo. Através de métricas de velocidade, tempo e impacto, a tecnologia pode alterar a posição do aparelho no ar por meio de vibração para impedir que partes principais sejam danificadas.

Nomeada de “Mecanismo de Proteção para Dispositivos Eletrônicos”, a tecnologia é um reconhecimento da Apple de que aparelhos mais finos podem cair com mais frequência. No documento de patente, a empresa diz ser possível que o sistema seja operado nos iPhones já existentes, mas seriam realizadas mudanças nos sensores de vibração.

Ainda não há, porém, previsão para que a tecnologia seja implantada pela empresa em seus próximos lançamentos. Por isso, até lá, segurem seus smartphones.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje