Aliados ansiosos com futuro de Wagner

: A Presidenta Dilma e o governador Wagner anunciam aumento do Programa Bolsa Família em Irecê<br /><br />
Na foto:<br /><br />
Foto: Manu Dias/AGECOMUm dos temas mais comentados pela imprensa e também entre a classe política baiana e brasileira diz respeito ao futuro político do governador Jaques Wagner (PT). Faltando apenas 25 dias para deixar o Palácio de Ondina e entregar o cargo ao seu afilhado político que ajudou a eleger, Rui Costa (PT), a ansiedade reina entre os seus aliados e amigos.

Afinal de contas, para onde vai Jaques Wagner? Essa indagação é o tempero da moda no meio político baiano. A cada anúncio de um novo ministro feito pela presidenta Dilma Rousseff (PT) a ansiedade de aliados vai às alturas. Ele já foi citado por colunistas, petistas e repórteres para os mais diversos cargos da administração federal. Petrobras, Casa Civil, Relações Institucionais, Fazenda, além de ministro do Desenvolvimento.

No entanto, nada de indicação. Aliás, alguns dos cargos citados já foram preenchidos, Fazenda e Desenvolvimento. O ministério da vez especulado é o das Comunicações, que seria fundido com o da Comunicação Social.

O que tem aliviado os ansiosos amigos e aliados do governador Jaques Wagner vem dos bastidores: Dilma e Lula querem o governador baiano em Brasília. Essa informação é confirmada pelo jornalista da revista Época, Felipe Patury. Segundo ele, o PT que uma função para Wagner junto ao núcleo mais importante e próximo da presidenta nas tomadas de decisões gerais do governo, independente da pasta.

De fato, a moral e a força política de Jaques Wagner foram crescentes antes, durante e após o resultado das eleições deste ano. Além de eleger o seu sucessor na Bahia, foi fundamental para a vitória de Dilma no estado contra o senador Aécio Neves (PSDB).

Como a presidente Dilma pretende estar com todos os seus ministros definidos até o dia do início do seu segundo mandato – faltam 25 dias – resta aguardar o anúncio. Serão horas de ansiedade de amigos e aliados.

Fonte: Bahia 247

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje