Alagoinhas terá toque de recolher a partir de sexta-feira

Com o objetivo de conter a propagação do coronavírus, a Prefeitura de Alagoinhas optou pelo toque de recolher a partir de sexta-feira (15). A medida terá vigência até o dia 24.

A partir das 20 horas o comércio será fechado e só poderá ser reaberto às 5 horas da manhã do dia seguinte. Após as 20 horas, apenas farmácias funcionarão. 

Segundo o prefeito Joaquim Neto, para que a medida seja efetivada a administração municipal contará com apoio da Polícia Militar, do Pelotão do Exército, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Núcleo Regional de Saúde.

O prefeito articulou com o Tenente Coronel Reginaldo Moraes, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, e o Capitão Miranda, comandante do Exército, as ações de contenção para manter o comércio fechado no período e horário determinados no decreto municipal a ser publicado. 

Em conversa com o editor do site Alagoinhas Hoje, na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito Joaquim Neto informou que as rondas serão realizadas por 22 viaturas, sendo duas dos Bombeiros, visando manter as pessoas em suas residências entre as 20 horas e 5 da manhã e garantir o fechamento de todos os segmentos do comércio. 

A Central de Abastecimento, ponto de grande concentração de pessoas, será fechada às 15 horas, inclusive nos dias de feira (sexta e sábado) e os bares da central também não poderão funcionar depois do horário regulamentado no decreto municipal.

Supermercados

Os supermercados também serão obrigados a encerrar suas atividades às 20 horas.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, não será permitido o funcionamento dos supermercados no próximo domingo (17) e nem no seguinte (24) em função da intensidade do fluxo de clientes, que vem causando aglomerações nas lojas. 

Desinfecção 

A Prefeitura de Alagoinhas implementará ações de desinfecção de áreas públicas (bancos, postos de saúde, estações) com apoio técnico de um sargento do Exército, especializado nesta área, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

A administração municipal definirá cronograma de desinfecção dos bairros da sede. 

Casos

O prefeito Joaquim Neto disse que o governo analisou a possibilidade de estabelecer o lockdown no Barreiro, mas a ideia foi descartada pelo menos por enquanto.

Casos de contaminação pelo coronavírus foram confirmados no Jardim Petrolar e em Alagoinhas Velha. 

“Nos 33 municípios da macrorregião de Alagoinhas foram confirmados até a noite de ontem 50 casos. O município de Candeias já tem 55 confirmações, inclusive do prefeito Pitágoras Ibiapina”, afirmou Joaquim Neto, acrescentando “que a macrorregião de Alagoinhas ainda está em situação controlável, mas o índice de diminuição dos casos dependerá em larga medida da conscientização das pessoas”. 

O prefeito não descartou totalmente a implementação do lockdown em Alagoinhas. “As avaliações são diárias e levam em conta o comportamento das pessoas e o índice de propagação do novo coronavírus”, finalizou. 

 

Fotos: Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo