Alagoinhas gerou mais empregos do que 415 municípios baianos no mês de abril

As mais recentes estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), relativas ao mês de abril, colocaram Alagoinhas na liderança disparada no interior do estado na geração de postos formais de trabalho.

A capital do estado gerou 3.410 postos de trabalho. Apenas Salvador superou Alagoinhas.

Em abril, foram gerados em Alagoinhas 2.458 postos de trabalho com carteira assinada: 3.289 admissões e 831 desligamentos, resultando em saldo positivo.

Se comparado com o mês anterior (março de 2022), a variação relativa de Alagoinhas foi de +9,12% em termos de geração de empregos.

O saldo acumulado no ano de 2022, por Alagoinhas, com ajustes das declarações apresentadas fora do prazo foi de +3.061 postos de trabalho (6.423 admissões e 3.362 desligamentos).

Os municípios de Lauro de Freitas, com 2.037 postos de trabalho, e Medeiros Neto (+1.027) ocupam a terceira e quarta posições no estado, mas percentualmente e em númenros absolutos muito distantes de Alagoinhas.

Observando-se os cinco grupamentos de atividade econômica (Agropecuária, Comércio, Construção, Indústria e Serviços), Serviços (+2.378 postos) foi o que mais gerou postos de trabalho formais em abril de 2022, seguido pela Agropecuária (+107 postos) e Indústria (+61 postos).

Em contrapartida, Construção (-86 postos) e Comércio (-2 postos) encerraram posições formais em Alagoinhas.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, os números indicam a força da economia de Alagoinhas, que superou municípios de importantes regiões do estado, a exemplo de Barreiras e Juazeiro, fortíssimos na produção agrícola para exportação, e Vitória da Conquista, um dos principais polos de desenvolvimento da Bahia. “Alagoinhas segue em frente com a força de nossa gente, que trabalha, empreende e acredita no futuro”, afirma o prefeito.

Para ele, é motivo de orgulho ver Alagoinhas na segunda posição no estado em termos de geração de empregos formais, mas também de grande responsabilidade para todos que desejam construir  uma cidade cada vez melhor e mais inclusiva.

 

A matéria foi elaborada com base em informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia -SEI-, que prontamente atendeu as solicitações do site Alagoinhas Hoje. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo