Administração municipal anunciará construção de shopping nas proximidades de Taizé – Exclusiva

A administração municipal anunciará nos próximos dias a construção de um shopping de 100 mil metros quadrados de área nas redondezas da Comunidade de Taizé, contrariando algumas informações que tecnicamente indicavam terrenos nas proximidades da rodoviária como os mais adequados para um empreendimento desta natureza.

A negociação entre os investidores do shopping e o proprietário do terreno foi fechada em torno de R$ 5 milhões.  A documentação ainda está tramitando, mas uma fonte revelou ao Alagoinhas Hoje que a transação foi concretizada com a concordância da prefeitura.

O local onde será construído o shopping fica nas proximidades da Avenida São Lázaro, que faz a ligação entre a Comunidade de Taizé e a Rua Padre Godinho, em Santa Terezinha.  O  shopping ficará nos fundos do Conjunto Residencial IAPSEB.

A escolha do local vai obrigar os investidores do shopping ou a Prefeitura de Alagoinhas a implantar uma série de obras de infraestrutura, porque só existem três alternativas para se chegar ao local: via Praça Kennedy; utilizando-se a  Rua 8 de Dezembro que sai de Alagoinhas Velha; e para quem vier de fora, no sentido de Inhambupe e Entre Rios, entrando na primeira rotatória de Alagoinhas.

Haverá necessidade de obras viárias a partir da Rua Paulo Afonso, na Praça Kennedy, e desapropriações para abrir uma avenida que possibilite o fluxo do tráfego até o shopping. Sem isso, o empreendimento terá dificuldades para se viabilizar.

Em Salvador, os shoppings  construídos nos últimos anos assumiram os custos das obras de infraestrutura e viárias no seu entorno.

Quem pagará a conta em Alagoinhas? O poder público ou os empreendedores?

Uma conta  supostamente salgada diante da localização escolhida (?) para construir o shopping.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje