Jogos digitais melhoram aprendizado de Matemática e Física

estudntes computador
A fa­mi­li­a­ri­dade com as novas tec­no­lo­gias des­perta um grande in­te­resse nos es­tu­dantes. No Co­légio Es­ta­dual Pro­fes­sora Anita Ra­bello Bar­reto, em Je­quié, os es­tu­dantes foram en­vol­vidos no pro­jeto Scracht, software de cons­trução de jogos e ani­ma­ções. O ob­je­tivo é aguçar a cri­a­ti­vi­dade uti­li­zando co­ne­xões em ló­gica de pro­gra­mação para pro­duzir jogos e con­tri­buir para me­lhorar o de­sem­penho em Ma­te­má­tica e Fí­sica.
“Eu per­cebi que os es­tu­dantes sempre es­tavam uti­li­zando o com­pu­tador e o ce­lular para acessar jogos on­line. Então, fiz um de­safio para que eles cri­assem esses jogos. Como a res­posta foi po­si­tiva, re­a­li­zamos uma se­leção com 54 es­tu­dantes, na qual foram se­le­ci­o­nados 16 alunos que ti­veram o maior in­te­resse em par­ti­cipar das ofi­cinas para a pro­dução dos jogos,” ex­plicou o pro­fessor de Ma­te­má­tica e Fí­sica, André Carlos Pe­reira da Silva.
Entre os se­le­ci­o­nados, está o es­tu­dante do 3º ano, Emerson Mi­randa, 17 anos, que conta o seu in­te­resse pelo pro­jeto. “Eu já tinha uma noção porque sempre tive in­te­resse pelos jogos, mas aprender a ló­gica de co­mandos para o apli­ca­tivo fun­ci­onar, re­al­mente, nos dá uma visão di­fe­rente sobre essas tec­no­lo­gias”, re­lata.
Para a sua co­lega, Ca­ro­lina Lima, 16, es­tu­dante do 2º ano, a opor­tu­ni­dade en­con­trada na es­cola é única. “Estou tendo a chance de aprender um as­sunto que pa­recia dis­tante e hoje o apren­di­zado me faz até pensar em cursar um En­sino Su­pe­rior na área. Acho muito bom poder en­con­trar isso na es­cola pú­blica”, afirma.
Para o pro­fessor André Carlos, esse co­nhe­ci­mento mo­tiva a cri­a­ti­vi­dade dos es­tu­dantes e con­tribui para o ra­ci­o­cínio ló­gico que é tão im­por­tante para a Ma­te­má­tica e a Fí­sica. “Eles co­meçam a su­gerir mu­danças es­tru­tu­rais em jogos como ‘ping-pong’ e ‘co­brinha’, cri­ando novas pos­si­bi­li­dades de usa­bi­li­dade. Todo este apren­di­zado re­flete em uma maior fa­ci­li­dade para a re­so­lução de pro­blemas da Ma­te­má­tica e em um maior en­ten­di­mento da Fí­sica”, des­taca.
Scratch – O pro­jeto Scratch nasceu em 2003, no grupo de pes­quisa Li­fe­long Kin­der­garten, do la­bo­ra­tório de Mídia do MIT (Mas­sa­chu­setts Ins­ti­tute of Te­ch­no­logy). Li­de­rado por Mitch Res­nick, o grupo acre­dita nos be­ne­fí­cios de en­sinar as cri­anças a es­crever có­digos para que eles possam fazer mais do que sim­ples­mente “ler” as novas tec­no­lo­gias, mas também criá-las.
O Scratch, software de cons­trução de jogos e ani­ma­ções ba­seado na pro­gra­mação de blocos, é uma das pla­ta­formas mais uti­li­zadas de­vido a sua fa­ci­li­dade de uso e sua in­ter­face con­vi­da­tiva. Para a cri­ação dos jogos e ani­ma­ções, o aluno obri­ga­to­ri­a­mente pre­cisa ex­ternar o seu pen­sa­mento na forma de co­mandos que estão dis­po­ní­veis no software.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo