Jogos digitais melhoram aprendizado de Matemática e Física
“Eu percebi que os estudantes sempre estavam utilizando o computador e o celular para acessar jogos online. Então, fiz um desafio para que eles criassem esses jogos. Como a resposta foi positiva, realizamos uma seleção com 54 estudantes, na qual foram selecionados 16 alunos que tiveram o maior interesse em participar das oficinas para a produção dos jogos,” explicou o professor de Matemática e Física, André Carlos Pereira da Silva.
Entre os selecionados, está o estudante do 3º ano, Emerson Miranda, 17 anos, que conta o seu interesse pelo projeto. “Eu já tinha uma noção porque sempre tive interesse pelos jogos, mas aprender a lógica de comandos para o aplicativo funcionar, realmente, nos dá uma visão diferente sobre essas tecnologias”, relata.
Para a sua colega, Carolina Lima, 16, estudante do 2º ano, a oportunidade encontrada na escola é única. “Estou tendo a chance de aprender um assunto que parecia distante e hoje o aprendizado me faz até pensar em cursar um Ensino Superior na área. Acho muito bom poder encontrar isso na escola pública”, afirma.
Para o professor André Carlos, esse conhecimento motiva a criatividade dos estudantes e contribui para o raciocínio lógico que é tão importante para a Matemática e a Física. “Eles começam a sugerir mudanças estruturais em jogos como ‘ping-pong’ e ‘cobrinha’, criando novas possibilidades de usabilidade. Todo este aprendizado reflete em uma maior facilidade para a resolução de problemas da Matemática e em um maior entendimento da Física”, destaca.
Scratch – O projeto Scratch nasceu em 2003, no grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten, do laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Liderado por Mitch Resnick, o grupo acredita nos benefícios de ensinar as crianças a escrever códigos para que eles possam fazer mais do que simplesmente “ler” as novas tecnologias, mas também criá-las.
O Scratch, software de construção de jogos e animações baseado na programação de blocos, é uma das plataformas mais utilizadas devido a sua facilidade de uso e sua interface convidativa. Para a criação dos jogos e animações, o aluno obrigatoriamente precisa externar o seu pensamento na forma de comandos que estão disponíveis no software.
Fonte: Ascom SEC