Dia Nacional de Adoção é celebrado com seminário pela 1ª Vara da Infância e Juventude

audiencias_concentradas_180416

Para celebrar o Dia Nacional da Adoção – 25 de maio -, a 1ª Vara da Infância e da Juventude realiza o II Seminário Desmistificando a adoção: mitos e verdades, necessidades especiais e microcefalia – A garantia à proteção integral.

O evento acontece no Auditório do Campus Fratelli Vita, da Faculdade Estácio-FIB, localizado na Rua Brandão de Cotegipe-Calçada/Mares, das 8h às 12h, no próprio dia 25.

Com o objetivo de registar a passagem do Dia da Adoção, o seminário vai discutir, junto com a rede de acolhimento institucional, a inserção de crianças portadoras de microcefalia, bem como os procedimentos de acesso ao atendimento público.

Instituições de acolhimento de Salvador e equipe técnica interdisciplinar como profissionais e estudantes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Direito são o público-alvo do evento.

No mês passado, mais 30 crianças e adolescentes retornaram ao convívio familiar após a conclusão do cronograma das audiências concentradas de 13 entidades de acolhimento institucional.

As atividades foram promovidas pela equipe do juiz Walter Ribeiro Costa Junior, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude. As 55 audiências programadas foram realizadas na sede da unidade, localizada na Rua Agnelo de Brito, na avenida Garibaldi.

Participaram das audiências representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entidades de acolhimento e servidores da 1ª vara. As audiências concentradas são promovidas semestralmente.

Com as modificações feitas pela lei 12.010 no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 2009, determinou-se a permanência máxima de dois anos em instituições de acolhimento.

Fonte: TJ Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo