FHC diz que Lula e Dilma são responsáveis por escândalos na Petrobras

Ex-presidente FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) diz que Lula e Dilma são politicamente responsáveis pelo escândalo na Petrobras. FHC participou de entrevista à Rádio Jovem Pan, na manhã desta quarta-feira (18).

 “Politicamente eles (Lula e Dilma) são responsáveis. Não estou querendo acusar, gostaria que eles explicassem. Em nenhum momento eles tiveram o realismo de dizerem que cometeram erros. Na desvalorização do real, por exemplo, eu reconheço que deveria ter mudado o câmbio em 1997, errei. Lula e Dilma nunca erraram, só que mudam constantemente e não explicam. Ela mudou a politica econômica e não disse que errou e nem o porque. Quando fala de erro, culpa FHC.”

FHC também comentou a fala de Dilma, em que chama a corrupção de “senhora idosa” . “Ela disse que é uma senhora velha, mas que tipo de corrupção? Uma coisa é uma pessoa ter uma conduta pessoal e fazer algo errado e aí rouba. Outra é uma organização que utiliza recursos públicos para esquema de poder.”

Para FHC, as atitudes da presidente estão deixando a desejar.  “Boas palavras não são suficientes para governar. Tem que ser coerente na ação e o governo está tentando tampar o sol com a peneira”.

O tucano voltou a dizer que não é a favor do impeachment, mas disse que pode mudar de opinião, caso surjam provas contra a atual presidente.

 “Não creio que tenhamos chegado a esse ponto. Sempre fui cauteloso nessa matéria. Tive muita resistência ao impeachment do Collor, pois tínhamos medo que instituições democráticas não aguentassem. Mas não é o caso.”

FHC disse ainda que a presidente está perdendo o controle da situação. “Dilma esta perdendo condições politicas de governar. Ela não consegue fazer o Congresso aprovar medidas, e nem a sociedade lhe ouvir. O PMDB tem que apertar o cerco para que realmente chegue no objetivo: ‘passar a limpo’. Não adianta apenas reforma politica. Tem que ver como isso será feito“, disse.

Fonte: Agência Brasil

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo