Prefeitura de Alagoinhas e INEMA realizarão cadastramento de usuários de recursos hídricos

INEMA 1

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram nesta sexta-feira, 17, com representantes da Prefeitura de Alagoinhas (Gabinete e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) para apresentar e angariar colaboradores no projeto do cadastro de usuários de recursos hídricos. A ação faz parte da Política Estadual de Recursos Hídricos que tem como um dos objetivos garantir o bom uso da água nas bacias hidrográficas. Alagoinhas está inserida na Bacia Recôncavo Norte e Inhambupe.

O cadastro de usuários é um levantamento de informações sobre todos os usuários, usos e interferências nos recursos hídricos, tais como captação de água e lançamento de efluentes líquidos nos cursos e corpos de água. O cadastramento vai permitir conhecer a real situação dos nossos recursos hídricos a partir do levantamento do tipo de usuário e sua forma de utilização. 

Sendo a única forma segura de conhecer a realidade do uso da água em determina bacia, o cadastro de usuários reúne dados sobre quem e como utiliza, para quê se destina a água, quantidade, necessidades e conflitos de uso.A equipe do Inema ficará na cidade durante duas semanas. 

Eles estão definindo a data e farão a divulgação através dos veículos de comunicação. Os interessados deverão preencher o formulário online, disponível no link www.inema.ba.gov.br/planos-de-bacias. Após a definição das datas será montado um posto de cadastramento.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo