CAPS Tom Brasil de Alagoinhas comemora Dia Mundial da Saúde Mental

Com uma caminhada do Parque Floresta até o estacionamento da Prefeitura, o corpo técnico do Centro de Assistência Psicossocial de Alagoinhas – CAPS III Tom Brasil -, usuários, familiares e populares comemoraram o Dia Mundial da Saúde Mental na manhã de ontem (10). “Estamos satisfeitos em realizar mais uma ação que conduz à inclusão social. A caminhada foi realizada com sucesso e estamos convocando toda a população para que apoie sempre as ações do CAPS”, comentou o coordenador do Centro e psicólogo Moacir Lira.

 

 A caminhada teve como finalidade sensibilizar a sociedade em geral para as questões da inclusão, bem como da consolidação de Políticas Públicas voltadas para a promoção e tratamento em saúde mental das pessoas com o sofrimento psíquico.

 No estacionamento vários usuários deram depoimento sobre a importância do Centro. Há oito anos recebendo ajuda psicossocial, Magnólia Araújo afirmou que “esse é um dia muito especial porque faz parte da nossa luta por dignidade, igualdade e direito. Quem tem transtorno  mental pode viver normalmente como qualquer outra pessoa e este  estímulo recebemos  de todos os profissionais do CAPS”.

Também Raimunda Pereira, há seis anos frequentando o CAPS, agradeceu a Prefeitura e SESAU pelo trabalho desenvolvido no município e pediu apoio da população. “A comunidade tem de se envolver nesse processo de inclusão social das pessoas com transtorno. Muitas pessoas visam um futuro melhor, e muitas voltaram a estudar através do TOPA (Todos pela Alfabetização) no Centro”.

O CAPS Tom Brasil atende uma média mensal de 600 usuários visando a reabilitação social. O nosso trabalho consta de oficinas terapêuticas, atendimento médico, uso da psicologia ocupacional visando a inclusão e redução das internações.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos: Amilton André/SECOM

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo