BATE PRONTO 147

A menos de uma semana do primeiro turno da eleição, a cidade vive um clima de grande expectativa e de muitas projeções quanto aos resultados da disputa. E para quem gosta e tem dinheiro sobrando: de muitas apostas. Valores altíssimos para nós, simples mortais, são apostados como se fossem alguns trocados. A política mexe com as emoções e os bolsos de muita gente. 

Expectativa I

Expectativa de vitória em campanhas eleitorais é importante na reta final e define clima mais favorável aos/as candidatos/candidatas que conseguem chegar bem posicionados/posicionadas na semana que antecede o dia de votação. Em Alagoinhas, a olhos vistos e com base na racionalidade que a análise política exige, é facil enquadrar a candidatura de Ludmilla Fiscina (PV) no enunciado de abertura desta nota. Aliados e adversários apresentarão os argumentos mais diversos, certamente muito diferentes, mas o fato é que a candidatura parece preencher espaços na política local.

Expectativa II

Hoje, no trajeto (a pé) entre a Avenida da Leste e o centro da cidade (rua Rodrigues Lima, praça J.J. Seabra, rua Milton Ornelas), o que mais se ouvia: “A campanha pegou”. “A mulher tem jeito para a política”. ” Vai ganhar”. “Alagoinhas precisa de uma deputada na Assembleia Legislativa”. Pronunciadas por pessoas diferentes, em momentos distintos ao longo da manhã desta segunda-feira (26), as frases indicam percepções positivas sobre a candidatura de Ludmilla Fiscina.

Números

Números que os interlocutores do editor da coluna projetaram como possíveis para Ludmila Fiscina em Alagoinhas: “Mais de 20 mil”. “25 mil”. “Até mais de 30 mil votos”.

Mais do dobro

A expectativa quanto ao resultado eleitoral do deputado federal Joseildo Ramos (registro que não é afirmação da coordenação da campanha do petista) é que ele obtenha em Alagoinhas mais do dobro da  votação do segundo colocado na disputa por uma cadeira da Câmara dos Deputados. Qualquer número entre 20 e 25 mil votos em Alagoinhas não surpreenderá ninguém que entenda um pouco da política local e tenha acesso privilegiado a informações dos bastidores da disputa eleitoral.

Municípios

Fazendo campanha em quase 180 municípios, o deputado federal Joseildo Ramos (PT) tem chances reais de renovar o mandato. A campanha está organizada, ampliou a capilaridade em várias regiões do estado e tem muito mais apoio. Em Itabuna e microrregião, Joseildo deverá aumentar bastante a votação, se comparada com aquela obtida em 2018.

União Brasil

A projeção do deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do UB, é que o partido eleja sete ou oito deputados federais. Nas avaliações da sigla, Azi poderá ser o terceiro mais votado, com resultado eleitoral entre 100 mil e 150 mil votos. Em Alagoinhas, a expectativa é de votação entre 8 e 10 mil votos, quantitativo maior do que o obtido em 2018. Alagoinhas, Camaçari e Simões Filho são cidades estratégicas para a reeleição de Paulo Azi.

PC

Com campanha modesta, o ex-prefeito Paulo Cezar poderá se eleger em 2 de outubro. Alagoinhas é estratégica para suas pretensões. Ele precisará atingir entre 18 e 20 mil votos no município e conseguir mais 10/12 mil votos nas cidades, que não são muitas, onde está fazendo campanha. É possível, entretanto, que PC alcance a vitória com menos de 30 mil votos, talvez 28 mil. A disputa de 2022 definirá o futuro político de PC. A vitória lhe proporcionará oxigênio, mas não garantirá mais uma candidatura ao Executivo, seu grande sonho. Se derrotado, não terá mais tempo para superar os reveses eleitorais e nem de corrigir as rotas escolhidas.

Radiovaldo

Um dos nomes avaliados pelo PT como deputável, Radiovaldo Costa também precisa atingir desempenho eleitoral em Alagoinhas que alavanque sua candidatura. O ideal seria manter os mais de 16 mil alcançados em 2018. No total, na eleição passada, o petista somou um pouco mais de 37 mil votos. Ele precisa de 50 mil votos para ter chances de ser deputado estadual. Se comparada com a campanha anterior, a atual está mais organizada, tem mais capilaridade e apoio de um número maior de entidades sindicais.

CC

Embora lançada tardiamente em Alagoinhas, a campanha do deputado federal Cláudio Cajado (PP) poderá obter votação razoável. Existe um atenuante que impede a projeção de expectativas fora da realidade: Cajado apareceu na área quando as peças já estavam em movimento no xadrez eleitoral.

OF

Candidato do grupo do prefeito Joaquim Neto, o deputado federal Otto Filho (PSD) deverá obter votação que resultará do esforço e trabalho do núcleo joaquinista que abraçou sua candidatura.

SB

Com apoio do vereador Cleto da Banana e de seus aliados, o deputado federal Sérgio Brito (PSD) poderá ser o terceiro deputado federal mais votado em Alagoinhas, atrás dos alagoinhenses Joseildo Ramos e Paulo Azi. Os coordenadores da campanha de SB projetam quatro mil votos no município.

LM

Frase ouvida de um político experiente na última quinta-feira: “Luma poderá surpreender”. A vereadora Luma Menezes é candidata à Câmara dos Deputados pelo PDT.

Fragmentação I

Após o dia 2 de outubro, o prefeito Joaquim Neto terá tarefa hercúlea: reunir em torno de objetivos políticos comuns seus aliados que se fragmentaram em torno de apoios a diversos candidatos à Câmara dos Deputados. Unido, o grupo terá chances de disputar a eleição de 2024 com possibilidades de vitória. Desagregado, tornará mais fácil a vida dos adversários.

Fragmentação II

Na gestão da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, o editor da coluna se posicionou totalmente contra aqueles que, no início do segundo mandato do prefeito Joaquim Neto, já alardeavam o desejo de disputar a eleição majoritária de 2024. Não foi fácil conter os movimentos apressados e totalmente fora da ordem das coisas. Agora, após 2 de outubro, segundo afirmações de fontes do governo municipal, ninguém conseguirá segurar a antecipação da campanha municipal entre aqueles secretários que desejam contar com a indicação do prefeito.

Breu das tocas

Alagoinhas é pródiga em gestar quem diz entender de política e que possui gosto “apurado” pelas facildades que ela proporciona. Gente que atua no breu das tocas, como gostava de assinalar em suas colunas o jornalista Samuel Celestino. Gente com caráter pequeno, diminuto e vaidade gigante.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo