Vigilância da Alegria: equipe de saúde promove ação no Hospital Dantas Bião

Com foco em levar brincadeiras, humor, arte e incentivo para dentro do hospital na semana em que se comemora o Dia das Crianças, a equipe da Vigilância em Saúde organizou uma visita lúdica pela pediatria, pela emergência, pela UTI, por corredores e ambulatórios do Hospital Dantas Bião.

O intuito, segundo os profissionais, era intervir, através da música, da ludicidade e da criação, junto a crianças e adolescentes internados no hospital, proporcionando, aos pacientes, acompanhantes e profissionais, um momento de descontração e alegria.

“É importante porque os pacientes ficam muito bem e se animam. Na pediatria, principalmente, quando as crianças saem dessa rotina, é importante para resgatar a parte lúdica e ajudar inclusive no processo de recuperação”, afirmou André da Conceição, enfermeiro do hospital e parceiro da iniciativa.

É a 2ª vez que a equipe de profissionais da Vigilância se reúne para uma ação com este propósito. A primeira visita aconteceu ano passado, no mesmo período e, segundo o enfermeiro, a resposta de quem acompanhou a atividade foi positiva. “Todo mundo gostou bastante e a gente pediu para repetir este ano”, pontuou.

Segundo a coordenadora Claudine Ramos, da Vigilância, que idealizou a ação, o movimento segue em consonância com aquilo que, na Secretaria de Saúde do município, tem sido uma prioridade: o acolhimento humanizado ao cidadão.
“A iniciativa surgiu efetivamente ano passado e foi algo que eu sempre quis fazer, na verdade. Em 2017, eu vim de fada. Agora, estamos todos caracterizados como palhaços. Então foi uma proposta que toda a equipe da Vigilância abraçou, que os nossos parceiros, André e Michele, do hospital, incentivaram, e que nós amamos fazer. Estamos muito animados e ano que vem estaremos de volta”, garantiu Claudine Ramos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Na passagem pelas alas do hospital, cada criança recebia, com autorização médica, um presente e um pacote de doces. Os pacientes também eram convidados a dançar, a interagir, a participar. E a resposta não poderia ser melhor: uma coleção de fotos, sorrisos e abraços distribuídos e compartilhados após o percurso musicado.

No total, cerca de 20 pessoas participaram da “Vigilância da Alegria”, nesta véspera de feriado, que começou às 10h, na recepção do hospital.

Além do Dantas Bião, os profissionais visitaram também a Urgência Médica Infantil (UMI) e o Centro de Acolhimento para Crianças, no Mangalô.

A equipe de saúde informou que a ação continuará sendo realizada, ano a ano, pela “Vigilância da Alegria”.
Inspirados por iniciativas de organizações como “Doutores da Alegria”, que realizam um trabalho de destaque em unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, os profissionais de Alagoinhas destacaram a importância não apenas das atividades pontuais, mas do atendimento humanizado, do cuidado e do impacto social do trabalho realizado.

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo