SESAU disponibiliza vasectomia na rede municipal

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciou, na última semana, a realização de vasectomias.

A disponibilização desse procedimento, pela rede pública municipal, tem grande valor social, pois se trata de um procedimento relevante para o planejamento familiar.

Para o secretário de saúde Rodrigo Matos, a oferta do procedimento pelo SUS beneficia diretamente a população mais carente. “A Vasectomia é um procedimento muito caro se realizado na rede privada. Além disso, trata-se de um procedimento muito menos invasivo do que a esterilização feminina, que é a laqueadura tubária, e tem um pós operatório bastante tranquilo. “Ao assumirmos a gestão, logo identificamos a inexistência da realização de vasectomias em Alagoinhas pelo SUS. Desde então planejamos e agora implantamos esse importante serviço em nosso território.”, explicou Matos.

Vasectomia é a secção cirúrgica dos dois canais deferentes para realização de esterilização masculina, ou seja, trata-se de um método contraceptivo. O agendamento das vasectomias serão realizados pela central de regulação, através dos postos de saúde, conforme fluxo padrão da SESAU.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo