7 de setembro: governadores bolsonaristas participam, mas oscilam entre apoio explícito e distanciamento do presidente

As manifestações em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil contaram com a presença massiva dos candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) aos governos estaduais. Os atos, usados pelo chefe do Executivo federal para impulsionar sua candidatura à reeleição, também marcaram uma diferença de posicionamento dos mandatários: houve quem se associou de forma mais explícita ao presidente e outros que optaram pelo distanciamento.

Um levantamento feito pelo GLOBO mapeou vinte e cinco nomes ligados à base de apoio presidencial nos estados, dos quais vinte e três foram às ruas ontem. Apenas dois candidatos sequer citaram o Dia da Independência: Wilson Lima (União), no Amazonas, e Ronaldo Dimas, que concorre ao governo do Tocantins pelo mesmo partido que Bolsonaro.

No Rio, Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição, compareceu ao ato em Copacabana e subiu no palco ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL). O governador também publicou um vídeo nas redes sociais em comemoração ao 7 de Setembro, segundo ele, uma data importante para celebrar a liberdade de escolha.

Em São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um discurso de exaltação ao presidente em um carro de som, dizendo que Bolsonaro trouxe de volta os valores da família. Uma foto aérea publicada em seu perfil no Instagram mostra a multidão de apoiadores, com a legenda “verás que um filho teu não foge à luta”.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo