Laboratório da EBDA premia os melhores produtores de mel e pólen da Bahia

Elionaldo ressaltou a importância do fortalecimento da cadeia produtiva do mel

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA)  premiou os melhores produtores de abelha da Bahia. A avaliação foi feita pela Central de Laboratórios da EBDA (LABE), com sede em Ondina. O evento aconteceu no estande da EBDA, montado no Parque de Exposições, em Salvador, na  25ª Feira Nacional da Agropecuária (FENAGRO).

No concurso foram avaliados sabor, cor, aspectos gerais físico-químicos e embalagens dos seguintes produtos: méis de abelha com ferrão (Apis); sem ferrão (melípona); e pólen de Apis mellifera desidratado.

Em primeiro lugar, na categoria “Mel de abelha sem ferrão”, ficou o meliponicultor José Hildo Piol, do município de Camaçari. Já no quesito “Mel de Apis mellifera”, a melhor colocada foi a Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), do município de Morpará; o apicultor Delmiro Santos de Jesus, do município de Una, no Sul da Bahia, foi o primeiro colocado na categoria “Pólen de Apis”.

A comissão julgadora foi formada por uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas (LABE), e de acordo com a idealizadora do concurso e responsável pela unidade de Análises de Produtos das Abelhas (APA), Alvanice Lins, o objetivo foi estimular apicultores e meliponicultores de todo o Estado a produzirem mel e pólen com qualidade. “Esse evento só é possível graças ao interesse dos produtores em aumentar, cada vez mais, a qualidade dos seus produtos”, assegurou Lins.

O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, participou da solenidade e ressaltou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Mel, no Estado. “A EBDA é uma empresa que trabalha, preferencialmente, com aqueles que ainda não têm direito às políticas públicas no Brasil. É uma alegria muito grande premiar esses agricultores familiares que cultivam abelha, de um jeito todo especial”, disse Teles.

Foram vencedores, do concurso, por categoria:

Mel de abelha sem ferrão: 1° lugar – José Hildo Piol (Camaçari/Bahia); 2° lugar – Maria de Fátima Zancheta (Camaçari/Bahia);           3° lugar – Edenilson da Silva Circuncisão (Camaçari/Bahia); 4° lugar – Francisco Antônio de Souza (Camaçari/Bahia).

 Mel de abelha com ferrão:  1° lugar – Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco  (Morpará /Bahia); 2° lugar – Carlos Barreto (Camaçari/Bahia); 3° lugar – Cooperativa de Agricultores de Canavieiras (Canavieiras/Bahia);  4° lugar – Valverde Indústria e Comércio de Mel LTDA. (Eunápolis/Bahia).

 Pólen de Apis:  1° lugar – Delmiro Santos de Jesus (Una/Bahia);2° lugar – Cooperativa de Agricultores de Canavieiras Canavieiras/Bahia);  3° lugar – Apiário Favo de Ouro (Feira de Santana/Bahia);  4° lugar – Associação Canavieirense de Apicultores (Canavieiras/Bahia).

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje