BATE PRONTO 108

A coluna se notabilizou por publicar informações sobre os bastidores da política de Alagoinhas. Nesta, mais uma vez, o leitor do Alagoinhas Hoje terá acesso àquilo que ficaria escondido se não fosse o nosso trabalho. A audiência alcançada nos últimos dias indica que estamos no caminho certo. Os cães, entretanto, continuarão a ladrar. Mas nossa caravana, que trilha o caminho do interesse público, persistirá em sua marcha na busca de esclarecer a sociedade alagoinhense. Até a próxima coluna. 

Conversa I

Na sexta-feira (17), o prefeito Paulo Cezar conversou, em Salvador, com o editor do Alagoinhas Hoje acerca das denúncias publicadas sobre irregularidades no Programa Minha Casa, Minha Vida. Ele disse que sua mulher estava muito nervosa (a primeira dama é gestora da Secretaria de Assistência Social). Paulo Cezar alegou que éramos “parceiros”, numa clara confusão entre a linha editorial do Alagoinhas Hoje e a comercialização de espaços publicitários. A conversa aconteceu no Salvador Shopping e durou aproximadamente 40 minutos. 

FOTO PC ALAGOINAHS HOJE 1

Conversa II

Visivelmente abatido, PC conduziu a conversa na direção de paralisar as matérias sobre o Minha Casa, Minha Vida. Sua tentativa, como os leitores certamente podem comprovar, não logrou êxito. Depois do dia 17 de junho, várias matérias com graves denúncias foram publicadas. Em determinado momento da conversa, o prefeito pronunciou a seguinte frase: “Suas matérias podem não dar em nada, mas podem dar em alguma coisa”. Só ele pode explicar os motivos de seus receios, estampados em seu rosto, e do nervosismo de sua esposa. 

Conversa III

O argumento do editor do Alagoinhas Hoje foi o seguinte: quando fomos procurados para comercializar anúncios dissemos que as tratativas comerciais não influenciariam a linha editorial do site. Em determinado momento, o prefeito assinalou “que não queria tirar o anúncio de ninguém”. Nesta frase, para bom entendedor, estavam implícitas a pressão do prefeito e a tentativa de calar o Alagoinhas Hoje com a manipulação do dinheiro público.

Conversa IV

Antes da reunião com o prefeito, o editor do site, por mera coincidência, encontrou-se com Alfredo (Alfredinho) Menezes no Salvador Shopping. Alfredinho foi vereador, líder do governo cezista no legislativo, e ocupou cargos de confiança na administração Paulo Cezar. Após informação publicada pelo Alagoinhas Hoje sobre o encontro de Alfredinho com o prefeito de Salvador, ACM Neto, no dia do lançamento da pré-candidatura de Joaquim Neto (DEM), o prefeito de Alagoinhas assinou o decreto de sua exoneração. Alfredinho ficou sabendo da reunião que aconteceria com o alcaide alagoinhense. Na conversa, especulou-se até o enredo do diálogo, em razão da previsibilidade do chefe do Executivo. Não houve erro e a previsão se confirmou: o prefeito solicitou que as matérias sobre o Minha Casa, Minha Vida fossem sustadas.

Conversa V

Na conversa, foi apresentada ao prefeito uma única alternativa que poderia impedir a veiculação de outras matérias nos dias seguintes: “Se não houver fato novo, relevante, de interesse social, o Alagoinhas Hoje não publicará mais denúncias”.  Contudo, àquela altura já se trabalhava, em fase de checagem, com o benefício concedido à sobrinha de Selma Jesus Silva, ex-subsecretária de Assistência Social da Prefeitura de Alagoinhas. Hortência Santos Silva está na lista dos contemplados do Residencial Urupiara, embora não tenha perfil e nem atenda aos pré-requisitos do Minha Casa, Minha Vida.

MCMV I

A esquerda em Alagoinhas parece viver em um mundo de conto de fadas. Nenhum posicionamento oficial foi adotado sobre as denúncias publicadas pelo site referentes às irregularidades no Minha Casa, Minha Vida. Estranho conformismo em relação aos critérios adotados pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), que prejudicam diretamente as famílias mais humildes, situadas na base da pirâmide social e que clamam por moradias dignas.

MCMV II

Informação de um pré-candidato à Câmara de Vereadores de Alagoinhas: pastor de uma igreja, não identificada pela fonte, tem em sua família três felizes futuros proprietários de imóveis no Residencial Urupiara. A família do pastor empata com famílias que possuem sobrenomes Sol e Florêncio, porque foram contempladas triplamente.  Enquanto isso, quem precisa de moradia está a “ver navios”, sem qualquer perspectiva de conseguir uma habitação.  

MCMV III

A família do pastor, segundo a fonte do Alagoinhas Hoje, está com receio de ter que devolver as três unidades. Com padrinho forte, também não identificado, não há o risco projetado. A família, contudo, terá que se explicar a Deus por ter prejudicado quem realmente precisa de moradia. Um exame de consciência também não seria nada ruim. Informação aos raivosos: não é difícil obter o nome do pastor e de seus familiares beneficiados pela Secretaria de Assistência Social. De posse das confirmações, o Alagoinhas Hoje não vacilará em publicar os nomes dos iluminados (pela SEMAS).

Sindicância

Geralmente, comissões de sindicância são meras peças teatrais, com roteiros definidos, sem direito a cacos (fala improvisada dos atores) e nem qualquer flexibilidade. Seguem aquilo que foi pré-determinado e seus componentes não querem punir ninguém. E mesmo que queiram, o que até pode acontecer, não possuem margem para elucidar fatos. A comissão de sindicância da Prefeitura de Alagoinhas, em fase de estruturação, investigará verdadeiramente os desvios no Minha Casa, Minha Vida?

Emissoras

A 93 FM e a Mundial FM repercutiram denúncias do site sobre irregularidades no Minha Casa, Minha Vida em Alagoinhas. Nas outras emissoras, como era previsível, o silêncio microfônico foi sepulcral.

Exonerador

Jessé Bico de Pena, secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Alagoinhas, de acordo com fonte do site, seria o ocupante de primeiro escalão mais empenhado em exonerar aqueles que não estão politicamente com Sônia Fontes, pré-candidata situacionista ao Executivo municipal. Em tom de brincadeira, Jessé foi denominado “exonerador geral”. Na política, quem caça um dia poderá ser caçado. E mais: ser obrigado a deixar a doce vida púbica. Como é praxe, ele negará suas ações nos bastidores.

Foto: Alagoinhas Hoje

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo