YouTube finalmente deixará você fazer vídeos ao vivo pelo celular

O aplicativo do YouTube lança nesta semana a função que permite fazer vídeos ao vivo pelo celular.

Por enquanto, a novidade está disponível somente para canais que tenham mais de 10 mil assinantes. Em junho do ano passado, a empresa havia informado que os produtores de vídeos mais populares receberiam a função antes dos demais usuários do YouTube.

O aplicativo do site vai receber um novo botão que permite iniciar um vídeo em tempo real para os assinantes.

A transmissão ao vivo já funcionava no site de vídeos do Google, mas era preciso realizá-la por meio de computadores. Pagando um valor ainda não informado, os espectadores poderão ter seus comentários destacados nos vídeos ao vivo.

Ainda não há previsão de quando o recurso chegará a todos os usuários do site.

Concorrência

O Facebook e o Instagram oferecem a transmissão de vídeos ao vivo pelo celular para todos os seus usuários desde o ano passado. Até mesmo o Twitter já tinha essa funcionalidade antes do YouTube.

Apesar de estar atrasado em relação aos concorrentes, o YouTube ainda se mostra uma plataforma rentável para produtores de vídeos, os youtubers. Segundo a Forbes, os 10 influenciadores mais populares do YouTube ganharam 70 milhões de dólares entre os anos de 2015 e 2016. PewDiePie, o youtuber mais popular do mundo, ganhou 15 milhões de dólares com os vídeos publicados no site do Google.

O Facebook ainda não paga os seus produtores de vídeo, apesar de realizar testes com a exibição de anúncios com pequenos grupos de usuários.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje