Vice-prefeito de Araçás afirma que governo de Gracinha ainda não começou – Exclusiva

Em entrevista exclusiva concedida ao editor do Alagoinhas Hoje na última quinta-feira, 13, o vice-prefeito de Araçás, Joselito Soares Barros, mais conhecido como Lilito (PSB), afirmou estar decepcionado com a administração da prefeita Maria das Graças Trindade Leal (PT). “O sucesso é dela assim como o fracasso”, salientou Lilito, acrescentando que “a prefeita acha que sempre está certa”.

Lilito, em tom ameno e educado, afirmou também que não votou em Gracinha, mas em Araçás. “Se a prefeita fizer as coisas certas eu vou aplaudir, mas se for ao contrário eu irei de encontro às ideias e atitudes dela e não vou concordar”, revelou.

Sem nunca ter exercido cargo público – Lilito é dono de um mercado no município e de uma fazenda -, o vice-prefeito salientou ter se arrependido de ingressar na política por conta da falta de importância atribuída a ele pelo grupo da prefeita. “Não briguei com ela, não vou brigar, mas estou sendo convidado a sair do grupo em função do gelo em que Gracinha e seus assessores me colocaram”, registrou.

Com remuneração líquida de R$6.300,00/mês, o vice disse que paga para estar na vida pública. “Tenho cinco veículos e três estão à disposição do povo de Araçás para fazer transporte de pacientes e serviços comunitários, sem um litro de combustível da prefeitura e todos são bancados pelo meu trabalho”. Os outros dois veículos são usados por ele e pela esposa.

Lilito disse que existem especulações quanto ao uso excessivo de combustível por pessoas que exercem cargos de confiança na Prefeitura de Araçás. “Tem gente que anda com talão na mão”, ressaltou.

Relembrando seu pai, Joselito de Souza Barros, Lilito afirmou: “ele dizia que a gente deve ser desejado e não abusado; como não sou solicitado, me afastei e desde Novembro do ano passado não frequento o prédio da prefeitura”.

Ele admitiu que gostaria de colaborar com a administração municipal, mas não há espaço político para que isso aconteça. “Queria estar do lado dela para trabalhar pela cidade, o que me deixaria muito feliz, porque na infância fui vendedor de geladinho e com muito trabalho cresci na vida”, comentou.

Contribuição

Pré-candidato à Prefeitura de Araçás, Lilito estruturou uma coligação com 27 candidatos à Câmara de Vereadores e contava em 2012 com o apoio de três ex-vice prefeitos. Mesmo com força eleitoral, desistiu e passou a apoiar Gracinha. “O único compromisso que formalizamos foi a minha participação no governo, o que não aconteceu em um só minuto nestes quase 14 meses de administração”, disse.

Gracinha venceu a eleição com 2.268 votos de frente, após ter sido derrotada nas eleições de 2004 e 2008. “Tenho certeza que dei minha parcela de contribuição nesta vitória e por isso desejava apenas ser reconhecido para ajudar mais a cidade”, salientou.

O vice admitiu que foi avisado por muitas pessoas quanto à desconsideração e descortesia futuras, mas preferiu acreditar em sua companheira de chapa e sempre foi muito otimista em relação ao papel que desempenharia. “Não faço da política meio de vida, porque trabalhei muito desde cedo”, ressaltou, acrescentando que “ontem mesmo cai de uma laje, fui ao hospital, tomei remédio e hoje de manhã já estou trabalhando porque não consigo ficar parado”. Lilito tem 19 funcionários.

Para ele, o governo de Gracinha ainda não começou e não tem uma marca importante. “Ela prometeu muito, não fez nada até agora e na minha avaliação a rejeição da prefeita é muito alta porque o povo está decepcionado com a administração municipal”, registrou.

Lilito disse que qualquer pesquisa constatará a alta rejeição da prefeita. “Hoje seria 9X1”, arriscou.  “Até agora ela só pintou meio fio e não fez mais nada”, declarou, justificando o suposto índice de (im)popularidade da prefeita.

Quem manda…

Segundo a avaliação do vice-prefeito quem manda na Prefeitura de Araçás “é o rapaz de Alagoinhas”. Questionado se era o advogado Giorlando Guimarães Santos, ele confirmou, mas disse que nem sabia que ele exercia a advocacia.

Lilito afirmou que a filha da prefeita, Adriana, chefe de Gabinete, mais conhecida como dona Adriana, também manda muito na administração da mãe.

Críticos da administração municipal dizem que falta transparência na condução da Prefeitura de Araçás.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo