Vestibular da Uneb tem abstenção de 25,3% no 1º dia de prova

uneb

A abstenção do primeiro dia de provas do vestibular 2016 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizado neste domingo, 6, em 28 locais da capital e 63 do interior (em 23 cidades), foi de 25,3%, o equivalente a 9.799 faltas.

Assim, dos 38.732 candidatos inscritos, 28.933 foram fazer a avaliação, de acordo com o Centro de Processo Seletivo (CSP) da Uneb. Ao todo, são ofertadas 2.974 vagas em 109 opções de cursos presenciais de graduação, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades da Bahia.

No primeiro dia, os portões foram abertos às 7h20 e fechados às 7h50. Os exames tiveram início às 8h, quando todos os postulantes já estavam acomodados nas salas. Nesta segunda, seguirão nos mesmos horários.

Os candidatos tiveram 4h30 para realização das provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação, cujo tema este ano foi “a necessidade ou não de se criarem cotas para as mulheres no mercado de trabalho brasileiro”. Nesta segunda serão aplicados, em 4h, os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Cursos concorridos

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (500 candidatos/ vaga), nutrição (74 candidatos/ vaga) e fisioterapia (57 candidatos/ vaga). No interior, a procura maior foi pelos cursos de direito, oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/ vaga) e Juazeiro (39 candidatos/ vaga), e a graduação em enfermagem, ofertada em Guanambi (28 candidatos/ vaga).

A estudante Catarina Alves, 18, tenta pela segunda vez o vestibular para medicina. “Eu fiz provas anteriores para treinar, acho que me preparei bem”. Ela  também participou de um  curso preparatório específico para quem deseja fazer processo seletivo para a área médica. Também em busca de uma vaga em medicina, o estudante Agner Souza, 20, veio de longe. De Botuporã, interior da Bahia, ele diz que encontrará maior dificuldade hoje, no segundo dia da prova. “A gente nunca está preparado. Acho que vou ter mais dificuldade com matemática”, afirma.

Teve também quem acordou cedo não para fazer o processo seletivo, mas para ganhar dinheiro, a exemplo do ambulante Antônio Carlos Jesus, 30, que aproveitou para vender lápis, canetas, água e chocolate em frente ao Colégio Thales de Azevedo, no Costa Azul. No entanto, o rapaz conta que neste ano as vendas não foram como ele esperava. “Estão fracas. Nessa crise ninguém está querendo comprar”.

Atrasos e imprevistos

No primeiro dia, muitos candidatos não chegaram a tempo no local da prova e foram eliminados do vestibular. Foi o caso de Isabela Alcântara, 19. Ela chegou atrasada ao Thales de Azevedo. “Eu sou de Ilhéus e só vim para Salvador fazer o vestibular”, disse, emocionada. O primo Paulo Reis, 28, justifica a demora: “Tivemos que desviar a rota por conta de um assalto na Federação, daí atrasamos”.

Já Pedro dos Santos, 21, chegou no horário, mas teve problemas com a documentação. “Minha carteira de habilitação estava vencida e eles não aceitaram como  identificação”, lamentou.

Enquanto alguns deixaram para sair de casa em cima da hora ou tiveram imprevistos no caminho, outros foram mais precavidos e chegaram  cedo para evitar qualquer infortúnio. A enfermeira Suzane Costa, 30, que mora no Santo Antônio Além do Carmo, já estava às 7h15 no Thales de Azevedo.

Ela vai tentar uma nova graduação, dessa vez para medicina como primeira opção e nutrição como segunda. “Eu não estou estudando com regularidade, pois já sou formada. Vim na cara e na coragem”, contou. Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira e o resultado  está previsto para ser publicado no site da Uneb a partir do dia 20 de abril.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo