UPB entrega hoje medalhas de Honra ao Mérito Municipalista

UPB 1

Após adiar as comemorações pela passagem do Cinquentenário de fundação, por conta do luto pela morte de Eduardo Campos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) retoma as atividades do Jubileu de Ouro nesta segunda-feira (18), às 17 horas.

Associação estadual de municípios referência no Brasil por oferecer serviços técnicos às prefeituras, a UPB reinaugura hoje o prédio reformado da entidade e realiza solenidade, onde prestará homenagens a personalidades e instituições parceiras. O objetivo da Medalha de Honra ao Mérito Municipalista é destacar o papel desses “colaboradores” no empenho em prol do desenvolvimento local. 

Instituições que proporcionam a orientação de gestores na área da administração pública, a exemplo do Tribunal de Conta dos Municípios (TCM), Conselho Regional de Contabilidade, de Engenharia e o Sebrae receberão a honraria. Instituições financeiras que intermediam convênios e financiamentos com os governos estadual e federal também serão lembradas. 

Outro destaque será dado à imprensa pela colaboração na difusão das pautas municipalistas e conscientização da população sobre questões da administração municipal. A Associação Baiana de Imprensa (ABI), alguns veículos e grupos de comunicação serão homenageados com a entrega da medalha. 

Entre as personalidades indicadas pelos prefeitos para receber a honraria estão o governador Jaques Wagner, pelo mérito de avançar no diálogo aberto com os gestores municipais, e o ex-governador Lomanto Júnior, principal incentivador da criação da UPB, fundada durante o período em ele esteve à frente do governo da Bahia. 

Com a entrega das medalhas de Honra ao Mérito Municipalista, a União dos Municípios reafirma que instituições não são construídas sem o apoio e a parceria de quem planeja políticas de desenvolvimento. “Em 50 anos de história, a UPB se fez forte porque nunca esteve sozinha na defesa dos municípios”, ressalta a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.  

Histórico 

Fundada em 13 de agosto de 1964, com o apoio do então governador à época, Lomanto Júnior, a associação municipalista estadual foi criada com o objetivo de representar institucionalmente todos os municípios da Bahia. Ao longo de cinco décadas, tem desempenhado com desenvoltura a função de mediadora entre municípios, chefes do Executivo e parlamentares, livre de questões partidárias. As ações da entidade se baseiam em três pilares: a representação política, a prestação de serviços executivos e a orientação dos gestores. 

Declarada entidade de utilidade pública, dois anos após sua fundação, a UPB na década de 60 já lutava pela melhoria da infraestrutura dos municípios, cobrando, por exemplo, o acesso à eletricidade e telefonia no interior do estado. Neste período o combate aos efeitos da seca era uma das grandes reivindicações dos prefeitos. 

Hoje, com o município na base da estruturação política da democracia brasileira, as preocupações não mudaram de foco, explica a presidente da entidade. “Passados os anos, nos firmamos na defesa intransigente da autonomia municipal, cobrando a redistribuição de recursos que permita às prefeituras implementar o desenvolvimento local. É o papel salutar que a União dos Municípios desempenha, sem perder de vista seu compromisso com a capacitação dos prefeitos e equipe técnicas municipais na prestação de serviços com maior qualidade aos cidadãos em suas cidades”, destaca. 

Na atual conjuntura, Maria Quitéria conta que a entidade tem se preocupado em erguer a bandeira pelo aumento dos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e colaborar com as administrações municipais na estruturação de seu corpo técnico a fim de cumprir legislações que preconizam a criação de planos municipais, prestação de contas e captação de recursos provenientes de convênios com Estado e União, no tocante do exercício do mandato dos prefeitos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da UPB – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo