Universidade Federal do Nordeste da Bahia pode ser implantada em Alagoinhas, anuncia Joseildo

JOSEILDO UFRB

O deputado Joseildo Ramos (PT) esteve nesta segunda-feira (09) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, onde conversou com o reitor da instituição, Paulo Gabriel Nacif, e pediu apoio na elaboração do projeto de criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia, que poderá beneficiar os territórios do Sisal, Litoral Norte e Semiárido Nordeste II. 

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a unificação dos diversos movimentos existentes na região pró-universidade federal em torno de um único projeto, que deve contemplar municípios dos territórios da região nordeste do estado. A implantação da UFNB pode beneficiar o município de Alagoinhas, que deve sediar a universidade. “Esta é uma das regiões mais desassistidas de todo o Brasil no que tange à oferta de vagas em ensino público superior e a criação da Universidade do Nordeste representa a redenção do povo que vive nestas cidades”, afirmou o reitor Paulo Gabriel. 

Para Joseildo, que enquanto prefeito de Alagoinhas ajudou na articulação e implantação da UFRB, a região nordeste do estado tem todas as condições de abrigar uma universidade federal com diversos campis e variedade de cursos. “A UFNB é um sonho possível e vamos mobilizar as lideranças políticas, prefeitos, movimentos sociais, educadores, estudantes, em torno desta luta”, concluiu. O deputado vai articular uma série de encontros nas cidades polo da região, que vão culminar numa grande audiência pública na Assembleia Legislativa. A UFRB vai criar uma comissão para elaborar o anteprojeto da Universidade Federal do Nordeste da Bahia, que será apresentado ao longo dos encontros. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Tárcio Mota

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje